28º Encontro Estadual do MST aponta as tarefas na luta pela Reforma Agrária Popular em Alagoas

Atividades debateram o atual momento político e os desafios da luta pela Reforma Agrária Popular no Brasil e em Alagoas
28º Encontro Estadual do MST no Alagoas. Fotos: Vinícius Braga e Alice Oliveira

Por Gustavo Marinho
Da Página do MST

Desde o último dia 17, cerca de 350 trabalhadoras e trabalhadores rurais Sem Terra dos diversos acampamentos e assentamentos da Reforma Agrária de Alagoas realizam o 28º Encontro Estadual do MST no estado, pautando as tarefas e desafios do Movimento na luta e na construção da Reforma Agrária Popular para o próximo período em Alagoas.

De acordo com Margarida da Silva, da Direção Nacional do MST, o Encontro é um importante momento de projeção das ações do Movimento. “Nosso Encontro tem o compromisso de reafirmar a resistência dos camponeses e camponesas para o próximo período”, explicou Margarida.

Segundo a dirigente, o Encontro é também um espaço para celebrar a organização dos trabalhadores e trabalhadoras rurais que, durante todo o ano de 2019, esteve construindo processos de luta e de resistência em seus territórios.

Fotos: Vinícius Braga e Alice Oliveira

“Olhar para o que construímos ao longo de 2019 em nossos territórios é fundamental para compreender em que medida avançamos na construção da Reforma Agrária Popular”, destacou. “Seja no fortalecimento da produção de alimentos saudáveis, na relação e no diálogo com a sociedade, na maior participação das diversidades dos sujeitos que estão em nosso Movimento ou no conjunto das lutas unitárias da classe trabalhadora, esse ano nos apresenta uma série de avanços que vão nos possibilitar diversos outros processos nos anos que estão por vir”.

Margarida destacou ainda que o próximo período deve ser marcado por um intenso processo de formação e de trabalho de base no Movimento. “Estamos há alguns meses na construção dos primeiros passos do que chamamos de Jornada Nacional de Formação e Trabalho de Base, que será um amplo processo necessário e fundamental para entendermos nossa base social a partir das mudanças no cenário político e econômico que estamos vivendo hoje, a partir de seus impactos no campo, como também um processo que nos permitirá avançar ainda mais na participação coletiva e na organização do nosso Movimento”.

Fotos: Vinícius Braga e Alice Oliveira

A Jornada que ocorre em todo o país já começa a criar forma em Alagoas, com a projeção de uma série de ações que vão percorrer todas as áreas de acampamento e assentamento organizados pelo MST.

Campanha de Reflorestamento


Também como parte da programação do 28º Encontro Estadual do MST em Alagoas, os camponeses e camponesas lançam no estado a campanha de reflorestamento “Plantar Árvores, Produzir Alimentos Saudáveis”, que tem como um desafio plantas 100 milhões de árvores nos próximos 10 anos.

“Aqui em Alagoas estamos lançando a campanha assumindo o compromisso de envolver toda nossa base acampada e assentada na tarefa não somente de plantar árvores, mas serem verdadeiros guardiões dos bens naturais em nossos territórios”, reforçou Gilberto Barden, da Coordenação Estadual do MST e integrante do Setor de Produção Cooperação e Meio Ambiente.

O Encontro ocorre até o próximo dia 20, marcado também pela celebração com os amigos e amigas do MST em Alagoas, que deve reunir uma série de parceiros e apoiadores da luta pela terra no estado.

*Editado por Fernanda Alcântara