Polícia Militar ameaça famílias Sem Terra acampadas em Pão de Açúcar (AL)

Sem nenhuma ordem judicial, PM ameaçou e exigiu a saída das famílias da área onde vivem há 13 anos
Durante ação arbitrária, PMs deram prazo para famílias saírem da área / Foto: MST

Por Gustavo Marinho

Viaturas e oficiais da Polícia Militar de Alagoas estiveram no acampamento Fidel Castro, organizado pelo MST em Pão de Açúcar, no Sertão do estado, intimidando as famílias acampadas e ameaçando-as de despejo, na última quarta-feira (22), sem nenhuma ordem judicial para ação.

Segundo relato dos acampados, a PM deu um prazo para as famílias saírem da área e afirmaram que voltariam ao acampamento para conferir se ainda restava algum Sem Terra.

As famílias acampadas vivem na área há 13 anos, onde produzem alimentos e tiram seu sustento cotidiano no trabalho na terra.

O Movimento denuncia a arbitrariedade da Polícia Militar na ação e exige explicações dos órgãos responsáveis. Segundo Margarida da Silva, da Direção Nacional do MST, a denúncia já foi levada ao Instituto de Terras e Reforma Agrária de Alagoas (ITERAL), onde o Movimento relatou o ocorrido à superintendência do Instituto.

“Essa é mais uma ação arbitrária que ameaça a luta pela terra em nosso estado. Nossa organização não vai se amedrontar com essas atitudes, muito pelo contrário, seguiremos denunciando e convocando a sociedade para defender a luta pela terra nesse estado marcado pelo latifúndio atrasado”, explicou Margarida.

*Editado por Yuri Simeon