Petroleiros promovem ato na sede da Petrobrás em apoio à greve da categoria

Ato no Centro do Rio de Janeiro é realizado em apoio à ocupação pacífica e à greve da categoria

Da Página do MST

Nesta segunda-feira (03), petroleiros, familiares de trabalhadores da Fábrica de Fertilizantes Nitrogenados do Paraná (Fafen-PR) e representantes de movimentos sociais fazem um ato em frente ao edifício-sede da Petrobrás, no Centro do Rio de Janeiro (RJ), em apoio à ocupação pacífica de uma sala do prédio pela Comissão Permanente de Negociação, formada por diretores da Federação Única dos Petroleiros (FUP) e do Sindiquímica-PR. O ato acontece desde às 11h.

A comissão reivindica que a Petrobrás abra um canal direto e efetivo de negociação para suspender o fechamento da Fafen-PR, que vai provocar a demissão de 1.000 trabalhadores. A demissão coletiva fere a cláusula 26 dos Acordos Coletivo de Trabalho (ACT) da Ansa/Fafen-PR e da Petrobrás.

Além disso, os diretores da FUP e do Sindiquímica-PR reivindicam que a Petrobrás abra negociações sobre pontos específicos como tabela de turnos, banco de horas, plano de saúde e participação nos lucros. Tal medida foi determinada à época do fechamento do ACT, que foi mediado pelo Tribunal Superior do Trabalho (TST).

Os petroleiros entraram em greve à zero hora de sábado (01). Até domingo (02), a greve somava a adesão de cerca de 8 mil trabalhadores, distribuídos por 17 bases em dez estados.

SERVIÇO
Ato em solidariedade à Comissão Permanente de Negociação da FUP e Sindiquímica-PR e à greve dos petroleiros
Data: 3/2 (segunda-feira)
Horário: A partir das 11h
Local: Edifício-sede da Petrobrás – Avenida República do Chile, 65, Centro, RJ