Durante acampamento, Juventude Sem Terra planta 1000 árvores em Alagoas

As mudas resultaram do processo de organização coletiva dos jovens nas mais diversas áreas de acampamento e assentamento organizados pelo MST em Alagoas
Foto: Matheus Alves 

Da Página do MST

         

Os últimos raios de sol de sexta-feira (7), ainda iluminavam o fim da tarde em União dos Palmares, na Zona da Mata de Alagoas, quando em marcha, cerca de 200 jovens, de bandeiras nas mãos, cantando canções de liberdade, inauguravam o Bosque da Resistência Ana Primavesi. Lá, as mãos dos filhos e filhas da luta pela terra, plantaram mil mudas de árvores simbolizando a disposição na luta pela terra e pelos bens da natureza.

         
O Bosque inaugurado no acampamento Estadual da Juventude Sem Terra foi o primeiro passo da Juventude do MST em Alagoas na campanha de reflorestamento do Movimento, que com o lema “Plantar árvores, produzir alimentos saudáveis”, tem como meta plantar 100 milhões de árvores em todo o país nos próximos anos.

Foto: Matheus Alves 

         
A atividade acontece no Acampamento Che Guevara, área ocupada pelo MST onde antes funcionava a Usina Laginha, parte da área da massa falida do Grupo João Lira, empresário e ex-deputado federal.

         
“Plantar mil mudas nessa área não é um ato simbólico, é um ato de resistência e de demonstração coletiva do que queremos com os nossos territórios”, destacou Gustavo Marinho, da coordenação estadual do MST.


“As mudas plantadas pela Juventude Sem Terra hoje simbolizam o anúncio da sociedade que queremos no futuro, mas que já estamos construindo hoje. A luta pela terra e a defesa pelos bens da natureza representados nesse Bosque materializam a disposição da Juventude do MST em seguir fortalecendo a luta pela Reforma Agrária Popular”, disse.


As mudas resultaram do processo de organização coletiva dos jovens nas mais diversas áreas de acampamento e assentamento organizados pelo MST em Alagoas.


Segundo Jaciara Santos, do acampamento Eldorado dos Carajás, no município de Junqueiro, o coletivo de jovens do acampamento construiu um amplo mutirão para produção das mudas.

Foto: Matheus Alves 

         
“Só do nosso acampamento foram cerca de 300 mudas que vieram para cá. Foi um grande desafio, mas que foi abraçado por todos os jovens da nossa área”, explicou Jaciara, que compõe o Coletivo de Juventude do MST em Alagoas.

         
Já do Acampamento São José, em Atalaia, Gislaine Santos, do Coletivo de Juventude do MST, ressaltou a gratidão de ter conseguido participar com os outros jovens da sua área do plantio das mudas. “Nós somos resistência! Plantar árvores para defender o meio ambiente com as mãos e a animação da juventude do MST mostrou que a nossa resistência se faz agora”.

         
O bosque leva o nome de Ana Primavesi, em homenagem a pioneira da agroecologia que faleceu aos 99 anos deixando um legado na luta pela agroecologia.

Foto: Matheus Alves 

Acampamento da Juventude

         
Reunindo jovens de todo o estado de Alagoas, o Acampamento Estadual da Juventude acontece desde a última quarta-feira (05) com uma programação repleta de debates, atividades culturais, ações esportivas e trocas de experiência, impulsionando a organização da Juventude Sem Terra no estado de Alagoas.