Escola do Campo Anderson França é inaugurada na Bahia

Em um momento em que as escolas e a educação no Brasil sofrem ataques, o MST reforça o papel dos movimentos populares na batalha de exigir a construção e a manutenção das escolas do campo
Foto: Camila Souza/GOVBA

Do coletivo de comunicação do MST na Bahia  

Na manhã da última quarta-feira (12), aconteceu a inauguração da Escola Estadual do Campo Anderson França, localizada no assentamento agroecológico Jaci Rocha, no município de Prado, Extremo Sul da Bahia.

A construção da escola é uma conquista do MST, junto ao governo do estado. A atividade contou com a presença do governador Rui Costa, do secretário estadual de educação Jeronimo Rodrigues e de outras autoridades da região.

Em um momento em que as escolas e a educação no Brasil sofrem ataques, o MST reforça o papel dos movimentos populares na batalha de exigir a construção e a manutenção das escolas do campo.

A escola que já funcionava há cinco anos, nasceu junto com o acampamento e foi construída pelos próprios trabalhadores e trabalhadoras. Mas as estruturas já não atendiam as demandas de alunos dos assentamentos e comunidades vizinhas da região.

Foto: Camila Souza/GOVBA

A escola conta com seis salas de aula climatizadas, cozinha, refeitório, dormitório, biblioteca e quadra poliesportiva, com vestiário feminino e masculino. Serão beneficiados estudantes do ensino fundamental, médio e técnico numa parceria entre prefeitura e estado. A escola já conta com a matricula de 450 estudantes, que iniciam as aulas na próxima segunda (17).

O nome da escola é uma homenagem ao jovem militante Anderson França, que esteve desde presente desde o inicio do acampamento Jaci Rocha. França, que contribuiu no coletivo de saúde do MST é lembrando pelo cuidado e respeito com as pessoas. Atou junto na construção de um horto no acampamento para o cultivo de plantas medicinais. Um jovem ativo nas atividades e que, infelizmente, teve sua vida interrompida por um fatal acidente de moto em Itamaraju.

Para Evanildo Costa da direção nacional do MST: “a construção desse novo espaço é uma conquista dos Sem Terra, dos indígenas, quilombolas e pequenos agricultores, que são os que mais sofrem com as políticas do atual governo federal”.

Dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) revelam que foram fechadas 80 mil escolas do campo no Brasil entre 1997 a 2018. Somente nos estado baiano esse número chega a 12.815 escolas fechadas.

Foto: Camila Souza/GOVBA

Lançamento do sinal digital da TVE

Durante a abertura da escola também aconteceu o lançamento do sinal digital da TVE pelo governo do estado. O sinal irá contemplar os municípios de Prado (canal 5.1), Teixeira de Freitas (canal 8.1) e Itamaraju (canal 4.1), onde os moradores poderão acompanhar a programação da emissora pública.

Foto: Camila Souza/GOVBA

A implantação foi realizada graças a uma emenda parlamentar do deputado federal Valmir Assunção (PT) junto ao Governo do Estado.

O projeto, que contempla 27 territórios, tem como objetivo tornar acessível acessível o acesso à informação na Bahia.

A TVE é um canal público que possui uma programação cultural, social e diversificada. A emissora em parceria com universidades públicas estaduais e federais da Bahia exibe conteúdos produzidos por estudantes e parceiros.