Jornada Universitária em Defesa da Reforma Agraria é lançada no MS

A JURAI/UFGD é inspirada na Jornada Universitária em defesa da Reforma Agrária, que tem como propósito colocar em discussão o projeto de Reforma Agrária

Nesta sexta-feira (14), os movimentos sociais do campo e da cidade em parceria com a FAIND/UFGD (Faculdade Intercultural Indígena da Universidade Federal da Grande Dourados) lançaram a Jornada Universitária em Defesa da Reforma Agrária e Demarcação das Terras Indígenas (JURAI). O evento se iniciou pela manhã com uma mística de abertura organizada pelo Centro Acadêmico da LEDUC e uma explicação sobre a JURAI/UFGD que se iniciou neste evento, mas durará até agosto de 2020 em um formato de jornada com a realização de diversas atividades.


Em seguida foi realizada uma saudação com a participação da CUT (Central Única dos Trabalhadores), SIMTED (Sindicato Municipal dos Trabalhadores em Educação), Escola Família Agrícola,  DCE/UFGD (Diretório dos Estudantes da Universidade Federal da Grande Dourados), CPT (Comissão Pastoral da Terra), CEBI (Centro Ecumênico de Estudos Bíblicos), MAM (Movimento dos Atingidos pela Mineração), MMC (Movimento de Mulheres Camponesas), CIMI (Conselho Indigenista Missionário) e Movimento RUA.

Logo após foi realizada uma mesa de análise de conjuntura com a professora Maria Gabriela Guillén (ADUF-Dourados e ENFF) e Eliel Benites (FAIND/UFGD), que colocaram os desafios que as trabalhadoras e trabalhadores enfrentarão no próximo período, com um governo que acelera o processo de destruição dos territórios e dos direitos trabalhistas.

Na parte da tarde ocorreu a mesa-redonda “Agroecologia, movimentos sociais e educação”, com a participação de Fernanda Savicki (Associação Brasileira de Agroecologia- ABA), Zefa Valdivina Pereira (FCBA-UFGD)  e Anastácio Peralta (Teko Arandu- FAIND).

A JURAI/UFGD é inspirada na Jornada Universitária em defesa da Reforma Agrária (JURA), que tem como propósito colocar em discussão o projeto de Reforma Agrária e os temas que o circundam. A JURA teve início em 2014 com a participação de 40 Universidades e Institutos Federais. Atualmente, é realizada por mais de 60 Instituições de Ensino Superior do Brasil. Mais do que um evento, a JURA é um movimento de universidades de todo país.

Neste ano de 2020 estudantes e professores/as da UFGD em especial da LEDUC (Licenciatura em Educação do Campo) decidiram ampliar os debates sobre a reforma agrária presente na JURA e incorporar a demarcação das terras indígenas, sendo denominada como Jornada Universitária em Defesa da Reforma Agrária e da Demarcação das Terras Indígenas (JURAI/UFGD).

 Também foi instalada no auditório a Ciranda Infantil da LEDUC, onde as crianças fizeram atividades pedagógicas e recreativas o que possibilitou que as mães estudantes pudessem participar do evento.