No Espírito Santo, MST realiza Seminário Regional de Formação e Trabalho de Base

Os participantes puderam refletir e apontar caminhos de superação, a partir da realidade dos assentamentos e acampamento do estado, dos desafios atuais
O Seminário contou com a participação de 90 Sem Terra. Foto: Divulgação MST

Por Coletivo de Comunicação do MST no Espírito Santo
Da Página do MST

Motivados pela tarefa do trabalho de base, apresentada de maneira permanente pelo MST, 90 trabalhadores e trabalhadoras Sem Terra, assentados, militantes e educadores da Regional Quilombo dos Palmares, se reuniram neste sábado (15), no assentamento Córrego da Areia,- primeira área de reforma agrária conquistada na luta pela terra no estado do Espírito Santo-, no Seminário Regional de Formação e Trabalho de Base.

Com o objetivo de estudar o atual momento político e realizar um planejamento prático com os participantes, Marcos Antônio Carolino, da direção nacional do MST, levantou diversos elementos para reflexão e debate.

Entre os diversos pontos citados por Carolino, ele aprofundou o estudo em torno da Jornada Nacional de Formação e Trabalho de Base, dividindo a mesa com Adelar João Pizetta, militante do MST e professor da Universidade Federal do Espírito Santo.

Tarefas da Jornada

Utilizando como metodologia o trabalho em grupo, foi discutido a tarefa da Jornada. Nesse sentido, os participantes puderam refletir, a partir da realidade dos assentamentos e acampamento do estado, os desafios atuais.

A Jornada Nacional de Formação e Trabalho de Base tem a intencionalidade de compreender a realidade e atualizar a leitura sobre a base social do MST, tendo como ponto de partida entender quem são os Sem Terra acampados e assentados na atualidade.

Mística para o plantio de árvores. Foto: Divulgação MST

Essas questões, tem como base o anseio de entender as “forças vivas”, a partir da organicidade necessária para enfrentar o momento político vivido pelos trabalhadores e trabalhadoras, do campo e da cidade. Essas questões tem como objetivo encontrar respostas coletivas e orgânicas frente aos ataques contra a existência de pessoas que se organizam, lutam e pautam a defesa dos direitos.

De acordo com a assentada e dirigente do MST, Eliandra Fernandes, esse Seminário é um passo importante para consolidar a tarefa do trabalho de base nos assentamentos da regional. “A Jornada Nacional de Formação e Trabalho de Base é para o movimento uma ferramenta importante construída com o objetivo de materializar o nosso programa agrário, ou seja, construir a Reforma Agrária Popular”, explicou Fernandes.

Plantar árvores, produzir alimentos saudáveis”

Para finalizar o dia de estudo e planejamento foi realizado o lançamento do Plano Nacional “Plantar árvores, produzir alimentos do estado”, fazendo o plantio simbólico de árvores nativas na área da Escola Estadual de Ensino Fundamental XIII de Setembro.