Grêmio em escola de assentamento de SP realiza ação de preservação do meio ambiente

A iniciativa aconteceu no final de semana e teve como foco o Cânion Pirituba, localizado em Itapeva (SP)
Fotos: Luiz Valcazaras e Iara Sánchez

Por Coletivos de Comunicação e Educação MST/SP

O último domingo (16), de sol na região sudoeste paulista foi de descanso e diversão para muitas pessoas, mas, para os estudantes das escolas Terezinha de Moura Rodrigues Gomes e Franco Montoro, o dia foi de trabalho em defesa do meio ambiente. As escolas estão situadas no assentamento Pirituba, município de Itapeva e no mesmo local está o Cânion Pirituba.

Localizado na Região Verde Sudoeste Paulista, numa área de transição entre o Cerrado e a Mata Atlântica, o cânion é composto por importantes formações geomorfológicas, incluindo pequenas cavernas, morros, rios, cachoeiras e corredeiras. Aos finais de semana, especialmente no verão, recebe centenas de visitantes. De acordo com os estudantes, após as visitas, uma quantidade grande de lixo fica acumulada no local.

Fotos: Luiz Valcazaras e Iara Sánchez

Preocupados com a situação, os estudantes decidiram organizar uma ação de limpeza, conscientização e preservação do cânion. A primeira atividade foi realizada na área do “piscinão”, neste domingo (16) e contou com a contribuição da escola e de assentados. A ação foi acompanhada pelo trabalho de conscientização feito corpo a corpo pelas crianças com as pessoas que chegavam no local. Francisco, de 10 anos, presidente do Grêmio Estudantil contou um pouco como aconteceu a ação: “a gente conversou com as pessoas e entregou sacolinhas para irem juntando o lixo e não jogarem na natureza. Algumas pessoas elogiaram bastante e agradeceram”. Ele falou também sobre a importância das crianças participarem dessas atividades. “Como a gente é da comunidade, a gente tem que cuidar do meio ambiente. Não só da comunidade, mas do que faz parte do Assentamento Pirituba: o Zé da Grota, [cachoeira], o piscinão e outros lugares”, finalizou.

No acesso ao cânion foram instaladas placas educativas com mensagens em defesa do meio ambiente. As placas foram construídas durante uma oficina no Encontro Regional das Crianças Sem Terrinha, realizado em outubro de 2019. Com o tema “Cuidar da Casa Comum”, o encontro, organizado pelo MST em parceria com as escolas do assentamentos e bairros rurais, contou com a participação de 250 crianças.

Fotos: Luiz Valcazaras e Iara Sánchez

De acordo como Lurdes Sanchez, do setor de educação do MST e professora da Escola Terezinha de Moura, as escolas desenvolvem diversos projetos da educação infantil ao ensino médio, abordando temas relacionados à memória do assentamento e à preservação do meio ambiente, “do cuidado com a Casa Comum”.

“Esta atividade foi a continuidade de uma das oficinas do encontro. Neste ano continuaremos o trabalho com horta, construção de novas placas para a escola, embelezamento com jardinagem, cartazes, pintura de mural e adequação da biblioteca. A comunidade contribuiu nos primeiros dias letivos no mutirão para iniciar a adequação dos espaços”.