Curso de formadores do trabalho de base reúne 35 militantes do Pará

Como debate central, o curso apontou a organicidade como primordial para manter o foco na luta pela terra

Por Setor de Comunicação e Formação
Da Página do MST  

Fotos: Carlinhos Luz

“Estabelecer Base no coração do nosso Povo”, esse foi o lema do Curso Estadual de Formadores do Trabalho de Base, que aconteceu de 3 a 13 de fevereiro, no IALA Amazônico (Instituto de Agroecologia Latino Americano), em Parauapebas, sudeste do Pará.

A atividade, que contou com a participação de 35 militantes de todo o estado, foi um preparatório a Jornada Nacional de Formação e Trabalho de Base.

Como debate central, o curso apontou a organicidade como primordial para manter o foco na luta pela terra e na defesa dos territórios já conquistados.

“Nossa força de incidir sobre as concepções de campesinato e de agricultura na Amazônia e no Brasil estará cada vez mais vinculada a nossa capacidade de se organizar”, afirmou Pablo Neri, do setor de formação do MST.

Fotos: Carlinhos Luz

Hoje, o estado do Pará conta com mais de seis mil famílias acampadas e assentadas, em 19 municípios. Por cada um desses lugares a nossa bandeira tremula hasteada como símbolo da nossa organização.

Mas, se faz lembrar que é preciso que cada Sem Terra tenha o sentimento e a mística de Resistência Ativa e do enfrentamento contra o agronegócio, fazendo do cultivar a terra um ato de resistência e enfrentamento ao sistema capitalista que ameaça a vida humana, da floresta e da biodiversidade.

E não para por ai! A construção da Jornada Nacional está apenas começando. Os educandos do curso já se organizaram na Brigada Estadual que acontece março. Serão pelo menos quatro anos de trabalho intenso em processo de formação e de empoderamento de nossa base social!