MST celebra a resistência das mulheres no Carnaval da Bahia

Com o lema: “Mulheres em luta, semeando resistência” o bloco MST Folia com mais de 800 acampados e assentados desfilou nas avenidas de Prado
Os Sem Terras e as Sem Terras participaram do carnaval e denunciaram os desmandos do governo/ Foto: Coletivo de Comunicação do MST na Bahia

Por Coletivo de Comunicação do MST na Bahia
Da Página do MST

O Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), também participou desse momento festivo e alegre que envolve toda a sociedade brasileira. Carnaval também é luta!

No último dia do carnaval (25), os trabalhadores e trabalhadoras do MST foram às ruas onde é o lugar do brasileiro pular, brincar, se divertir e politizar os festejos na avenida. Os carnavais sempre são em blocos e o palco é a rua.

As ruas do Prado, no extremo sul da Bahia foram pintadas de vermelho, pintadas de povo, os Sem Terras e as Sem Terras participaram dos festejos na rua e denunciaram os desmandos do governo.

Com o lema: “Mulheres em luta, semeando resistência” o bloco do MST com mais de 800 acampados e assentados desfilou nas avenidas de Prado. Os amigos e simpatizantes da luta pela terra e do campo popular se somaram aos protestos e juntos pediram o fim da violência contra as mulheres.

Para a dirigenta estadual do MST, Gabriela Melo, carnaval “é e sempre será instrumento de subversão. É uma oportunidade para a abertura de diálogo com a sociedade, e o MST folia é essa ligação entre campo e cidade. Há muitas maneiras de aproveitar a festa, mas o desfile do bloco marca um momento único na vida de tantos trabalhadores e trabalhadoras, que através dessa festa popular extravasa a alegria e orgulho de ser Sem Terra”, afirma.

Questionada sobre a participação em massa das companheiras Gabriela considera fundamental falar sobre feminismo durante a folia, por trazer à tona questões políticas e sociais importantes. “Ter como tema Mulheres em Luta, semeando a Resistência, colocando  a mulher como protagonista é de fundamental importância, para que as mulheres se reúnam, se fortaleçam. A luta feminista é longa e o carnaval é o momento de reafirmar isso”, pontua a lutadora.

Essa é a sétima edição do MST Folia nas ruas da cidade do Prado. A integrante do coletivo de cultura da regional, Daiane Santos, explica que faz alguns anos que os Sem Terra comemoramos o carnaval com o MST Folia trazendo os símbolos da luta para a festa. “É um momento de alegria e também de luta. Esse ano o tema das mulheres foi importante por reforçar como o nosso movimento está organizado no debate do feminismo, ligado à Reforma Agrária”, conclui ela.

Edição: Solange Engelmann