Bahia debate a campanha nacional de plantio de árvores

Em seminário, programação contou com diversas palestras e debates

Por Coletivo de Comunicação do MST na Bahia

Começou nesta terça-feira (03), o I Seminário “Extremo Sul na Campanha Nacional de Plantio de Árvores e Alimentação Saudável”. A atividade foi promovida pelo MST através da Escola Popular de Agroecologia e Agrofloresta Egídio Bruneto (EPAAEB), localizada no assentamento Jaci Rocha, no município de Prado, Bahia.

Além de representantes do MST e de outros movimentos populares, estiveram presentes lideranças de tribos indígenas Pataxó, acadêmicos da Universidade Estadual da Bahia (UNEB), da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), além de educadores do campo, da cidade e representantes da sociedade civil e do governo.

A atividade contou com uma programação extensa de palestras e debates que discutiram temas como como plantio de árvores, legislação ambiental e produção de alimentos saudáveis.

Segundo Barbara Loureiro, do setor de produção do MST, a campanha nacional veio em resposta à conjuntura perversa que vem incentivando os ataques ambientais.

“Nossa ideia é reaver todas as potências naturais, assim, poderemos ter de volta a nossa soberania e seguir na produção de alimentos saudáveis”. concluiu.

Para Felipe Campelo, coordenador estadual da campanha na Bahia, “a campanha de plantio é importante porque nos leva a pensar uma nova estratégia, uma nova ferramenta de luta e enfrentamento ao governo que mata a terra, a biodiversidade, promove o êxodo rural e a expulsão dos povos tradicionais”.

“É o momento de fortalecer e ampliar esse debate e reverberar nas diversas comunidades a importância de construir uma pauta conjunta de tática de atuação que proteja o meio ambiente, finaliza Campelo.