MST ocupa Incra em Santa Catarina

Ação fez parte da Jornada Nacional de Luta das Mulheres em Defesa da Reforma Agrária
Foto: Coletivo de Comunicação MST/SC

Por Coletivo de Comunicação MST em Santa Catarina
Da Página do MST

Cerca de 120 trabalhadoras e trabalhadores Sem Terra ocuparam a Superintendência do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) de Santa Catarina. Marcando a Jornada Nacional de Luta das Mulheres em Defesa da Reforma Agrária, a ocupação aconteceu na terça-feira (9).

O Incra se encheu de povo, alimentos e canções. Enquanto ecoavam as canções campesinas de resistência pela reforma agrária popular , contra o desmonte do Incra, pela vida e os direitos das mulheres, o local também se enchia de força policial. “Depois da ditadura, esta é a primeira vez que os Sem Terra são recebidos pela polícia no Incra”, observa o assentado Josué Alves.

Foto: Coletivo de Comunicação MST/SC

Na diversidade de produtos da reforma agrária trazidos “teve milho, batata, abóbora, cebola, vinagre de vinho, pimenta da brava e outros mais”. Uma pequena parte dos alimentos produzidos pelas camponesas e camponeses foram trazidos até a porta do Incra, juntamente  com uma casinha cheia de sonhos e cartas escritas por acampadas e acampados.

Na entrega dos produtos e cartas, para o Ouvidor Agrário, como ato simbólico, a acampada Maria Ramos expressou sua indignação. “Vocês, autoridades que visitem o acampamento, que vão lá dar assistência, porque é difícil estar lá sem luz, com as crianças para irem para a escola, é difícil estar lá produzindo”, enfatiza.