Cerca de 300 pessoas reforçam apoio às mulheres no Oeste do Paraná

A concentração de camponesas e camponeses ocorreu às margens da BR-277, na Vigília Resistência Camponesa
Vigília Resistência Camponesa, em Cascavel (PR), se mobiliza em apoio às mulheres Sem Terra do MST/ Foto: Diangela Menegazzi

Por Diangela Menegazzi
Da Página do MST

Cerca de 300 pessoas estiveram reunidas na última segunda-feira (9) na Vigília Resistência Camponesa, às margens da BR-277, em Cascavel, no Paraná. Naquele dia, a concentração ocorreu em apoio às mulheres Sem Terra que estavam mobilizadas em Brasília.

“Hoje é mais um dia de luta, e lembramos a importância de nós mulheres estarmos lado a lado das outras pessoas na luta”, disse Ivone Borges Brisola, de 42 anos, uma entre tantas outras mulheres vigilantes que engrossaram a mobilização no Oeste do Paraná.

Foto: Eduardo Rodrigues

Há cinco anos, Ivone vive no acampamento Sebastião Camargo, em São Miguel do Iguaçu. Mas foi acampada pela primeira vez aos seis anos de idade, quando, com seu pai, ocupou uma área no município de Marmeleiro, na região sudoeste do Paraná.

Ivone e as outras camponesas e camponeses que participam da Vigília Resistência Camponesa: por Terra, Vida e Dignidade pedem o fim da violência no campo e dos despejos das famílias sem terra no Paraná. A mobilização de caráter permanente teve início no dia 28 de dezembro de 2019. Hoje, representa a luta das camponesas e camponeses de todo o estado.