Sustentabilidade marca I Encontro Nacional de Mulheres Sem Terra

Projeto fruto da parceria entre centrais do cooperativismo e da economia solidária fortalece e unifica a luta de mulheres do campo e cidade
Tenda de triagem de resíduos sólidos montada no evento, em Brasília (Fotos: Wellington Lenon)

Por Thays Puzzi da Unicopas
Da Página do MST

Em uma iniciativa inédita, o I Encontro Nacional das Mulheres Sem Terra do MST contou com uma tenda de reciclagem. O projeto é resultado de parceria entre centrais do cooperativismo e da economia solidária e tem papel importante em fortalecer e unificar a luta de mulheres do campo e da cidade.

“Somos ousadas e pensamos em todos os detalhes possíveis durante a construção do nosso I Encontro Nacional das Mulheres Sem Terra”. A fala da dirigente nacional do MST no Distrito Federal e Entorno, Sandra Cantanhede, que faz referência à tenda de triagem de resíduos sólidos montada no evento. 

A partir de uma parceria entre centrais da Unicopas (União Nacional das Organizações Cooperativistas Solidárias), é primeira vez que uma atividade nacional organizada pelo MST conta com esse tipo de prestação de serviço. “A gente já vinha em um diálogo conjunto para trazer para dentro deste espaço um processo educativo com relação a sustentabilidade e a seleção dos resíduos. A nossa intercooperação foi concretizada com esta tenda”, contou Sandra. 

Várias lixeiras indicando o local correto para o descarte dos resíduos orgânicos e secos foram distribuídas em todo Pavilhão do Parque da Cidade, Dona Sarah Kubtschek, que reunir 3.500 camponesas vindas de todas as regiões do Brasil, entre os dia 05 e 9 de março. 

Todos os dias, integrantes da equipe de limpeza do evento levavam os descartes até a tenda de triagem. Lá, três profissionais da catação, duas mulheres e um homem, realizavam a seleção voluntariamente. “Fizemos um cálculo e temos, em média, três toneladas de resíduos gerados por dia neste evento. Destes, cerca de 3% são recicláveis”, estimou Aline Sousa, catadora de material reciclável e secretária geral da Unicopas.

Todo o material recolhido durante o Encontro será vendido por meio da CENTCOOP (Central de Cooperativas de Materiais Recicláveis do Distrito Federal). Aline ainda destacou que, após o término, a intenção é fornecer ao MST um certificado de “Evento Sustentável”, assinado pela Secretaria de Meio Ambiente do Distrito Federal e pela CENTCOOP.  

“Essa parceria é um resultado efetivo da unicidade entre as centrais do cooperativismo e da economia solidária. Uma contribuindo com a outra naquilo que sabe fazer. É a prática do nosso cooperativismo solidário”, ressaltou Aline. Já a camponesa Sandra destacou que a iniciativa fortalece a unidade de luta das mulheres. “Independente da organização, somos todas mulheres trabalhadoras”. 

A Unicopas é uma organização que, atualmente, congrega as quatro principais centrais do cooperativismo e da economia solidária do país. A iniciativa celebrada durante o I Encontro Nacional das Mulheres Sem Terra foi resultado da intercooperação entre a Unicatadores (União Nacional de Catadores e Catadoras de Materiais Recicláveis do Brasil) e a Concrab (Confederação das Cooperativas de Reforma Agrária do Brasil). 

*Edição: Solange Engelmann