MST oferece Centro Paulo Freire como hospital de campanha para pacientes com covid-19

Além disso, direção estadual do movimento tem orientado campanhas solidárias no Recife, Caruaru e Petrolina
O Centro Paulo Freire fica no assentamento Normandia, em Caruaru/ Foto: Matheus Alves

Por Redação
Do Brasil de Fato

A direção estadual do MST em Pernambuco colocou à disposição do Governo do Estado a estrutura do Centro de Formação Paulo Freire, em Caruaru, para servir como hospital de campanha para os pacientes diagnosticados com a covid-19. A decisão foi formalizada em ofício nesta segunda-feira(30) e é um reforço para o SUS dar conta do número de pacientes infectados nesta pandemia no estado. 

O centro tem mais de 50 quartos no setor de hospedagem, 6 salas de aula e um auditório com capacidade para 800 pessoas. Ele fica localizado no Assentamento Normandia, no agreste do Estado, e é utilizado pelo movimento com educação popular, formação de professores e  coordenadores 

A ação faz parte da campanha Mãos Solidárias, da Frente Brasil Popular, lançada também nesta segunda-feira. A campanha consiste em diversas tarefas, como distribuição de marmitas para a população em situação de rua, fabricação de máscaras artesanais, distribuição de cestas básicas para acampados e comunidades da periferia em situação de risco. 

Além disso, a direção estadual do MST tem orientado suas bases aqui no estado para manter a produção de alimentos saudáveis e medicamentos caseiros e artesanais, como tinturas, chás, xaropes para melhorar a imunidade, além de orientar todos os assentamentos a organizar e produzir hortas medicinais, produtos orgânicos, sobretudo para a produção e consumo da própria família

As unidades de agroindústrias familiares e coletivas estão desenvolvendo  técnicas de conservação e armazenamento de produtos agrícolas, de modo a garantir o abastecimento de alimentos saudáveis para as cidades. 

Os agentes e médicos do setor de saúde do MST também estão acompanhando as famílias dos assentamentos e acampamentos  nas medidas de prevenção ao coronavírus, em especial as casas em que vivem pessoas na faixa de risco, idosos, recém-nascidos e doentes. 

Solidariedade

No Recife, o Armazém do Campo, espaço de comercialização de produtos da Reforma Agrária coordenado pelo MST, vem realizando a campanha Marmita Solidária. A ação distribui refeições para as pessoas em situação de rua. Em cinco dias de ação, mais de 6 mil marmitas foram distribuídas.

Esta campanha é uma articulação da Frente Brasil Popular, com apoio da Arquidiocese de Olinda e Recife. Os voluntários seguem rigorosamente as medidas de segurança e prevenção ao coronavírus. 

*Edição: Marcos Barbosa