Cooperativa do MST doa álcool 70% para hospital no Paraná

Para além das ações de solidariedade que se espalham pelo Brasil, o presidente da Copavi enfatiza o papel decisivo do Estado: “Muitas famílias estão privadas do trabalho, e não terão outra alternativa senão essa ajuda urgente do Estado”
Foto: Dandara Sturmer

Por Dandara Sturmer
Da Página do MST

A Cooperativa de Produção Agropecuária Vitória (Copavi), localizada no assentamento Santa Maria, em Paranacity (PR), doou 60 litros de álcool 70% para o Hospital Municipal Doutor Santiago Sagrado Begga. A doação ocorreu logo no início da manhã desta quinta-feira (2), na própria sede do hospital. A entrega foi realizada pelo presidente da Copavi, Jacques Pellenz, para Secretaria de Saúde do município, Marisa Ribeiro. 

O município de tem pouco mais de 11 mil habitantes e não tem casos de coronavírus, no entanto está a 70 quilômetros de Maringá, onde cerca de 500 casos suspeitos, 10 confirmados e o registro de duas das três mortes contabilizadas no estado. O álcool será usado pelos profissionais de Saúde do município, que já está em quarentena há cerca de 15 dias 

A iniciativa da cooperativa ocorreu com forma de se solidarizar a todo o povo da região que está apreensivo com o avanço do covid19, e também estimular que outras empresas façam o mesmo. 

Foto: Dandara Sturmer

“Quanto mais prevenimos o avanço do vírus, melhor […]. Como essa ação também queremos estimular outras estruturas de produção, muito maiores do que nós, a também fazerem essa contribuição com setor de saúde dos municípios”, explicou Jacques Pellenz. 

O presidente da Cooperativa chama atenção para o papel do governo federal e estadual na prevenção da doença e no repasse de apoio financeiro para pessoas que estão sem renda. “É urgente que seja garantida a auto-sustentação das pessoas que estão se privando de trabalhar, por força do avanço da doença. Muitas famílias estão privadas do trabalho, e não terão outra alternativa senão essa ajuda urgente do Estado”.

Nesse contexto de crise pela pandemia do coronavírus e do desgoverno do Jair Bolsonaro, os atos de solidariedade são importantes para reafirmar a solidariedade e união do MST com todo o povo brasileiro. 

Foto: Dandara Sturmer

Conheça a Copavi

Criada há 27 anos, a Copavi atua na produção de alimentos agroecológicos, especialmente com derivados da cana-de-açúcar com marca própria, como açúcar mascavo, melado e cachaça. Inclusive, é para produção da cachaça Camponeses (popularmente conhecida como Camponesa) que a cooperativa utiliza uma destilaria, necessária para a produção do álcool 70. 

As famílias assentadas também industrializam derivados do leite de vaca, como o queijo e o iogurte, e produzem hortaliças em geral e panificados. 

Editado por Maura Silva