Documentário Pedro Xapuri: o homem que abraçava árvores

“Seu” Pedro Xapuri é um cearense que migrou para o Acre, onde conheceu e se tornou companheiro de luta do seringueiro e defensor da Amazônia Chico Mendes
Reprodução/MST

Por Filipe Peres
Para Página do MST

Dica para a quarentena:

Para as trabalhadoras e trabalhadores em quarentena nesses tempos de pandemia de coronavírus, que estão em casa seguindo as orientações de evitar aglomerações e cuidando da saúde, uma dica é o documentário “Pedro Xapuri: O Homem Que Abraçava Árvores”.

O documentário relata a história de Pedro Xapuri, o “Seu” Pedro, um personagem que nasceu em Jaguaretema, no Ceará, em 1945 e aos 32 anos migrou para o Acre, em busca de melhores condições de vida. Em Xapuri, ele conheceu e se tornou companheiro de luta do seringueiro e defensor da Amazônia, Chico Mendes, assassinado em 1988 por latifundiários.

Após a morte do seu companheiro de luta, Pedro Xapuri e sua família, com medo de perseguição, migraram para o interior de São Paulo, seguindo na luta pela terra e Reforma Agrária como o MST, até se tornar assentado no assentamento 17 de Abril, localizado em Restinga, no interior de São Paulo.

Além das histórias de “Seu” Pedro com Chico Mendes e as andanças de sua família na terra pelo país, entre o Ceará, Acre e São Paulo, o documentário traz entrevistas de mulheres que rodeiam a vida de “Seu” Pedro. Sua esposa, Maria Alberina e suas companheiras de luta, Kelli Mafort e Neusa Paviato, com participação central na narrativa apresentando à sociedade a realidade da luta pela terra e a vivência nos assentamentos de Reforma Agrária.

O documentário dirigido por Frederico Daia Firmiano e com roteiro de Maria Eduarda Andrade foi produzido a partir de um projeto acadêmico no curso de Jornalismo da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG), na Unidade Passos. E financiado pelo Programa de Apoio à Extensão (PAEX) da universidade. 

As gravações foram realizadas em Restinga e Ribeirão Preto, no período entre 2017 e 2018. O filme se tornou porta-voz das histórias memoráveis de Pedro Xapuri. 

O documentário está disponível no Youtube, em “Documentário | Pedro Xapuri: O Homem Que Abraçava Árvores”

*Edição: Solange Engelmann