Assentamento PDS Osvaldo de Oliveira participa de campanha solidária durante a pandemia

Desde o início da pandemia, os assentados têm se organizado coletivamente na produção de alimentos

Por Coletivo de Comunicação do MST-RJ
Da Página do MST

O assentamento PDS Osvaldo de Oliveira, localizado em Macaé, Rio de Janeiro, que está sob ameaça de despejo, é uma referência na produção agroecológica em todo o estado. Desde o início da organização do assentamento, as 63 famílias que vivem no local realizam plantios coletivos, através do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE).

As famílias se organizam de forma cooperada para produzir alimentos agroecológicos livres de insumos agrotóxicos e transgênicos. E, diante pandemia de coronavirus (COVID-19), a comunidade está trabalhando em uma série de ações solidárias.

Uma dessas ações consiste na doação de alimentos para a Campanha Nós por Nós, organizada pelo Campo Popular na capital do Rio de Janeiro. A campanha é uma iniciativa que reúne os movimentos populares, federações e sindicatos parceiros.

A iniciativa tem como alicerce a projeção de trabalho de base nos territórios, distribuindo alimentos nas favelas, ocupações urbanas e territórios de vulnerabilidade.

Saúde e agroecologia

Professoras dos Cursos de Enfermagem e de Serviço Social da UFF (Universidade Federal Fluminense – Campus Rio das Ostras), realizaram no último dia (6), ações socioeducativas, de prevenção e de promoção da saúde no assentamento Osvaldo de Oliveira e no Acampamento Edson Nogueira, áreas vinculadas ao Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra.

Por meio de uma parceria com a Vigilância Epidemiologia e com o Programa de Imunizações da Secretaria de Saúde de Macaé estabelecida por meio do Programa de extensão “Terra, Saúde e Direitos: extensão popular junto a movimentos sociais”, foram implantadas ações de vacinação como parte da Campanha Nacional de Vacinação contra gripe.

Cerca de setenta pessoas entre idosos, pessoas com doenças crônicas e crianças foram vacinadas. Importante citar que anteriormente a essa ação no território, o grupo de extensão e seus parceiros já haviam produzido um vídeo educativo que contextualizava a questão do distanciamento social considerando tratar-se de uma área de reforma agrária que tem na organicidade a produção agroecológica a partir do trabalho coletivo. O vídeo subsidiou este debate na comunidade.

Confecção e distribuição de máscaras  

Como parte da ação foram confeccionadas e distribuídas 150 máscaras para a comunidade. Além disso, foram distribuídas cestas doadas pela Associação de Docentea da UFF (ADUFF), com itens de higiene, limpeza, luvas e álcool gel.

Aguardando sanção

Os mandados de reintegração de posse, imissão na posse, despejos e remoções judiciais ou extra-judiciais poderão ser suspensos até o término da pandemia de Coronavírus. É o que propõe o projeto de lei 2.022/2020 que foi aprovado, em discussão única, pela Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) na terça-feira (0). O texto seguiu para o governador Wilson Witzel que terá 15 dias úteis para sancionar ou vetar o projeto.

Editado por Maura Silva