No Ceará, ação de solidariedade apoia famílias atingidas por enchentes em Inhamuns

O MST distribuiu mais de 1 tonelada de alimentos
A ação foi uma iniciativa das famílias assentadas e acampadas de reforma agrária. Foto: Divulgação MST

Da Página do MST

Na manhã desta última sexta-feira (10), o MST no Ceará realizou diversas ações de solidariedade, doando alimentos saudáveis, roupas, materiais de limpeza e máscaras, em apoio as famílias atingidas pelas enchentes nos municípios de Crateús e Hidrolândia.

A ação foi uma iniciativa das famílias assentadas e acampadas de reforma agrária que residem nos municípios de Santa Quitéria, Tamboril, Monsenhor Tabosa, Crateús, Ararendá e Independência.

Para Claudia Martins, da direção do MST no estado, se solidarizar com as famílias que já sofrem no cotidiano com a falta de políticas públicas, principalmente neste momento com os impactos provocados pelas chuvas e com a pandemia COVID-19, é central.

“Além da conjuntura desfavorável para classe trabalhadora, com retiradas de direitos impostas pelo atual governo brasileiro, neofascista e servidor do capital, nós precisamos continuar a nossa luta em defesa da vida e da soberania do nosso povo, garantindo a produção de alimentos saudáveis e fazendo com que este chegue a quem mais precisa. Nesse sentido, precisamos cada vez mais reafirmar o princípio e a prática da solidariedade como uma arma de luta contra o imperialismo”, afirma Martins.

Família beneficiada com uma cesta de alimentos. Foto: Divulgação MST

Números

Ao todo foram distribuídos mais de 1 tonelada de alimentos e cerca de 200 famílias receberam os produtos. O coletivo de militantes envolvidos na distribuição tomaram todos os cuidados para evitar contato físico e a propagação coronavírus.

No próximo sexta-feira (17), Dia Internacional da Luta Camponesa, em memória ao Massacre de Eldorado dos Carajás, no Pará, o MST no Ceará distribuirá mais alimentos saudáveis produzidos nos assentamentos e acampamentos para famílias que se encontram situação de vulnerabilidade social nas periferias Fortaleza.

*Editado por Wesley Lima