Durante quarentena, MST realiza a escola virtual de artes João das Neves

Fruto de um processo entre o MST e um coletivo de artistas, a Escola de Artes João das Neves foi para o ambiente virtual disseminar os saberes
Primeira edição da escola de artes João das Neves realizada em 2017

Por Setor de Comunicação do MST MG
Da Página do MST

Necessitamos de um tempo que plante ideias e pratique ações transformadoras.
Que desmonte as ordens de quem escraviza.
Que provoque desejos desmedidos. Que
humanamente eduque as gerações.
Não aceitamos mais,
As diferenças faces da mesma dor,
A morte da sensibilidade,
A concentração de direitos
O não tempo para o amor,
A prisão da liberdade!
(Diva Lopes – Concentração de direitos)

É buscando praticar ações transformadoras em tempos difíceis como esse em que estamos, que o Movimento Sem Terra organizou a Escola virtual de Artes João das Neves.


Fruto de um processo presencial entre o MST e um coletivo de artistas, ocorrido em 2017 e 2019, a Escola de Artes João das Neves da região sudeste, foi para o ambiente virtual disseminar os saberes e contribuir para que todo e toda Sem Terra continue fazendo arte.


Segundo Guê de Oliveira, do Coletivo de Cultura, estamos em um momento em que seguimos com a necessidade de organizar a resistência, mas para fazer isso, é preciso de muita criatividade. “Temos que nos reinventar enquanto esquerda e movimentos populares na forma de fazer política, arte e resistência”.

Guê salienta que ao realizar essas oficinas o movimento não quer só ocupar o tempo na quarentena.

“Queremos promover a formação humana e oferecer ferramentas necessárias para exercer esse lugar da criatividade. A arte é uma dimensão humana que desperta o olhar sensível sobre a realidade e proporciona o desenvolvimento da dimensão criativa tão necessária em tempos que precisamos refletir e recriar o mundo em que vivemos”, completa.

Segunda edição da Escola de Artes realizada em 2019


A realização presencial da Escola de Artes João das Neves, da região sudeste, em 2017 e 2019, teve como perspectiva a formação de formadores, a produção de materiais de educação popular .


Com a crise do Covid-19 e o estabelecimento da quarentena o Movimento Sem Terra antecipou a produção dos materiais formativos, utilizando a internet como aliada para circular as informações e incentivar o estudo e a prática artística.


Porém, não é apenas uma vídeo aula, o que propõe a Escola virtual João das Neves é manter a intencionalidade da versão presencial. Nesse sentido, Guê ressalta que as oficinas são a continuidade desse processo.


“Proporcionamos a ferramenta para que as pessoas exerçam esse outro lado do cerébro que é responsável pelo processo criativo e que precisa ser acionado. Não só porque gostamos ou achamos legal, mas, porque é necessário ampliar as formas de compreender o mundo e intervir nele.

Logo, temos que massificar a arte, pois, é uma necessidade conjuntural e
estrutural para que apliemos a formação humana e reinventemos o mundo”.

A proposta é que saia um vídeo oficina semanalmente, cada um com vídeo aulas sobre temas diferentes e incentivando as pessoas a fazerem suas aulas em casa. Todos podem ser acessados a partir do canal do Movimento Sem Terra no YouTube.

As oficinas são realizadas por pessoas do Coletivo de Cultura e artistas parceiros/as do MST de Minas Gerais.

Todas e todos estão convidados/as a fazer parte dessa grande transformação cultural rumo à construção de uma nova sociedade.

E, como já afirmou a cantora e parceira do MST, Titane, nesse momento a Escola de Artes João das Neves busca ser uma ferramenta para a “reconstrução de uma humanidade vibrante, reflexiva e criadora que, ao longo do tempo, foi ficando adormecida ou encurralada dentro de nós”.

*Editado por Maura Silva