MST oferece Escola Popular de Agroecologia para combate ao coronavirus em Itamaraju

De acordo com MST a localização da EPAAEB é central e pode aliviar a rede hospitalar

Por Coletivo de Comunicação do MST na Bahia
Da Página do MST

Com 759  casos do Covid-19 (coronavirus) confirmados na Bahia, o prefeito Marcelo Angenica (PSDB), do município de Itamaraju se recusa aceitar do governo estadual 20 leitos de tratamento intensivo para a população para unidades na cidade em questão.

A decisão causou polêmica uma vez que contraria as indicações da OMS (OMS Organização Mundial da Saúde) que, além de prever o isolamento, salienta a importância dos estados e municípios aumentarem a capacidade hospitalar para que possam atender o maior número de pessoas possível.

Após essa noticia o MST no Extremo Sul da Bahia, começou a se organizar
para ajudar o município e contornar essa medida insana que coloca a vida das pessoas em risco, por isso, na tarde desta terça-feira hoje (14), o Movimento dos Trabalhadores Sem Terra colocou à disposição a Escola Popular de Agroecologia Egídio Brunetto, para ser usada como a sede de cuidados intensivos do covid-19 no município.

De acordo com MST a localização da EPAAEB é central e pode aliviar a rede hospitalar. O espaço dispõe de quartos, suítes, escritórios, secretária, cozinha e um amplo espaço arborizado.

“Nesse momento de crise, partindo desse pressuposto, o MST se posiciona em favor da vida e coloca nosso espaço à disposição do governo em favor do povo”, afirma Evanildo Costa, da direção nacional do MST.

Ainda segundo Costa, “esse momento é propicio para exercitar a solidariedade entre os povos, apesar de ser uma prática constante do MST, estamos desenvolvendo ações em toda a Bahia. Além disso, dia 17 de abril estamos organizando uma grande doação de alimentos por todo o estado, essa iniciativa também é parte da nossa jornada nacional de lutas, que esse ano está sendo ressignificada de acordo com a conjuntura. “Entendemos que disponibilizar a estrutura da EPAAEB é assumir a
responsabilidade social neste momento tão crítico. Estamos dispostos a
colaborar em todas as ações necessárias para a minimização da epidemia e suas consequências”, finalizou Costa.

*Editado por Maura Silva