No Ceará, MST distribui 15 toneladas de alimentos saudáveis e 5 mil litros de leite

Cidades como Fortaleza, Crateús, Jati, Mauriti e Crato recebem as doações do MST
A ação faz parte da Jornada Nacional de Luta em Defesa da Reforma Agrária. Foto: Divulgação MST

Por Aline Oliveira
Da Página do MST

O MST no Ceará doa cerca de 15 toneladas de alimentos saudáveis, produzidos nos assentamentos e acampamentos de todo estado. Milho verde, feijão, jerimum, melancia, mamão, pepino, banana, tomate, farinha e 5 mil litros de leite in natura foram doados nesta sexta-feira (17), Dia Internacional de Luta Camponesa.

Na capital, os alimentos são doados para algumas organizações das periferias que já realizam trabalhos nos bairros, como a Pastoral dos Migrantes e Refugiados; o Lar Amigos de Jesus, que trabalha com crianças com câncer; Casa Filho Prodígio, que faz trabalho com dependentes químicos; Comunidade do Dendê, que é voltada à saúde mental comunitária; Recanto Sagrado coração de Jesus, que acolhe pessoas em situação de rua; ao Movimento dos Trabalhadores por Direitos (MTD); na Cidade Jardim I e II; Etinia Potiguar; e na Comunidade Moura Brasil.

Além da distribuição na capital, mais alimentos saudáveis são doados nas periferias da cidades de Crateús, Jati, Mauriti e Crato, no interior cearense.

Para Neidinha Lopes, da direção estadual do MST, o 17 de abril simboliza um marco na luta camponesa e na defesa da Reforma Agrária, por ter como objetivo denunciar a violência no campo.

“Este ano, a Pandemia COVID-19 instaurou uma conjuntura difícil para toda humanidade, principalmente à classe trabalhadora. Por isso, no dia de hoje estamos realizando atos em todo Brasil distribuindo alimentos vindos diretamente dos assentamentos e acampamentos de Reforma Agrária. As nossas ações trarão também a defesa de politicas públicas e direitos sociais, pois hoje com essas ações estamos demonstrando a importância que tem a garantia da terra para quem nela trabalha”, explica Lopes.

E continua: “Estaremos doando os frutos da nossa terra conquistada. Nosso compromisso é produzir alimentos saudáveis e fazer chegar nas mãos de quem mais precisa. É momento de solidariedade, de transformar o luto em força para combater os nossos inimigos nesse momento.”

Jornada Nacional de Luta

A ação faz parte da Jornada Nacional de luta pela Reforma Agrária, que todos os anos no mês de abril, em memória aos mártires do massacre de Eldorado dos Carajás, no Pará, realiza ocupações, trancamentos e diversas mobilizações em defesa da luta pela terra. Diante da pandemia do coronavírus, este ano a Jornada de Lutas será de solidariedade.

Com o tema “Reforma Agrária contra a Impunidade, Produzindo Alimentos pro Campo e Cidade”, o MST realiza doações de alimentos, distribuição de marmitas solidária, doação de sangue e de materiais de higiene pessoal.

*Editado por Wesley Lima