Na Bahia, MST doa 200 toneladas de alimentos durante Jornada de Lutas

Mais de 40 tipos de alimentos, entre frutas, raízes, grãos, verduras, legumes, leite, queijo e polpas de frutas foram doados

Por Coletivo de Comunicação do MST na Bahia
Da Página do MST

Seguiremos a nossa luta em defesa da Reforma Agrária Popular, da agricultura camponesa, da produção agroecológica e da democratização do acesso à alimentos saudáveis para a população brasileira.

Diante disso, o MST da Bahia realizou nesta sexta-feira (17), a doação de 200 toneladas de alimentos em todo estado como parte da Jornada Nacional de Lutas.

Mais de 40 tipos de alimentos, entre frutas, raízes, grãos, verduras, legumes, leite, queijo e polpas de frutas foram doados para as instituições sociais, famílias em vulnerabilidade econômica e hospitais.

Segundo Joelson Souza, do assentamento Luanda, no município de Itajuípe, a organização na comunidade para foi intensa, de muito
trabalho, mas também muito gratificante.

Ele que participou de todas as fases da organização afirmou ainda que é em ações como essa que é possível reafirmar a luta.

“Quando distribuímos as doações, naquele momento pude sentir o que o nosso povo está passando, por isso, precisamos permanecer na luta por uma sociedade mais justa e solidária”, afirmou.

Para Vó Tina, do orfanato Casa Criança, localizado no município do Prado, as doações chegaram no momento certo. Hoje a Casa Criança presta cuidados para 45 crianças de 0 a 17 anos.

“Para nós que vivemos de doação esse período está sendo muito
complicado, por isso, a minha gratidão aos Movimento dos Trabalhadores
Rurais Sem Terra por esse ato de solidariedade em nossa mesa”, disse.

Além da doação de alimento, também aconteceu no município de Teixeira de Freitas uma doação de sangue, organizada pela juventude que atuou o em todo o processo de construção da campanha.

“Envolver a nossa juventude em atividades como essa desperta o espírito revolucionário de transformação”, afirmou Adelaide Purificação, do setor de Juventude do MST no Extremo Sul, que relatou ainda que a ideia da campanha de doação surgiu ao perceberem a necessidade que os bancos de sangue estão tendo durante a pandemia.

Ações

As ações forma parte da Jornada Nacional de Lutas do Movimento Sem Terra que esse ano lembrou 24 anos do massacre de Eldorado dos Carajás, ocorrido em 1996, quando 19 trabalhadores Sem Terra foram
assassinados pela Polícia Militar do Pará.

Para Ivoneide Assunção, da direção estadual do MST, “nesse momento de crise, que estamos vivendo no Brasil, é mais do que importante prestar solidariedade à toda nossa população.

Todo ano temos o compromisso de marchar pedindo justiça tanto para esses crimes como para muitos outros que aconteceram e continuam acontecendo no Brasil, escolhemos esse dia para mostrar para o país inteiro os resultados da Reforma Agrária Popular, e ao mesmo tempo, denunciar esse desgoverno que vem criminalizando os movimentos sociais”, finalizou, Ivoneide.