Conheça legado e contribuições de Nelson Werneck Sodré para o povo brasileiro

Indicação de leitura: dois livros sobre a história e o pensamento de Sodré, publicados pela Editora Expressão Popular
Nelson Werneck Sodré foi um militar e historiador brasileiro conhecido por seus ideais ligados ao povo. Foto: Reprodução

Da Página do MST

Marxista, historiador rigoroso, general que serviu aos interesses do povo  e grande estudioso da cultura. Assim é conhecido Nelson Werneck Sodré.

Nascido no dia 27 de abril 1911 no Rio de Janeiro e filho de Heitor de Abreu Sodré e Amélia Werneck Sodré, Nelson Werneck Sodré deixou um legado de contribuições à pesquisa. Mas não só isso, Sodré também ofereceu ao país as mais altas provas de dedicação, com coragem cívica e grandeza moral.

De acordo com Marly Vianna, doutora em história social pela Universidade Estadual de São Paulo (USP), Sodré sempre demonstrou uma posição política e ideológica de comunista e, portanto, de defesa dos direitos dos trabalhadores.

“Sua área de atuação foi a produção historiográfica. Nesse sentido, suas análises históricas, em especial de interpretação do Brasil, são da maior importância para a compreensão de nossa sociedade e para a análise das classes sociais brasileiras”, explica Vianna.

Em tempos de pandemia, com número crescente de pessoas infectadas e de mortes por todo o país, Vianna acredita que é possível extrair lições importantes a partir do estudo das obras e do legado de Sodré.

Ela afirma que é necessário analisar o que está ocorrendo e seguir rigorosamente as indicações médicas, como o isolamento social, e completa: “O enfrentamento da quarentena sempre depende das condições materiais, intelectuais e emocionais de cada um. No caso do general [Sodré], ele seguramente estaria estudando, lendo, pesquisando e, provavelmente escrevendo sobre o assunto”, conclui.

Leituras

Com estas questões como ponto de partida, a Página do MST selecionou dois livros sobre a história e o pensamento de Nelson Werneck Sodré. Ambos publicados pela Editora Expressão Popular. Boa leitura!

História militar do Brasil

O livro apresenta uma ideia nítida do longo caminho percorrido na evolução pelas Forças Armadas Brasileiras e das alterações sofridas ao percorrê-lo, pelo simples confronto do que constituía a sua missão no passado e do que constitui essa missão no presente.

Nelson Werneck Sodré – General da história e da cultura

É um livro que apresenta de forma didática, principalmente ao leitor iniciante, um retrato simples, mas não simplista, de Nelson Werneck Sodré. O general que serviu aos mais nobres interesses do povo brasileiro, marxista convicto, historiador rigoroso e culto estudioso da cultura.