Pistoleiros atacam acampamento do MST no Sertão de Alagoas

A truculência aconteceu na madrugada deste sábado (2)

Da Página do MST

Localizado na cidade de Pão de Açúcar, no Sertão de Alagoas, o Acampamento Fidel Castro sofreu mais uma ameaça neste sábado (2). Durante a madrugada, pistoleiros invadiram a área efetuando diversos disparos para amedrontar as famílias Sem Terra.

Segundo os acampados e acampadas, os primeiro tiros foram escutados por volta de 1 hora da manhã e duraram cerca até aproximadamente às 2 horas da madrugada.

A antiga fazenda Pai Mateus, ocupada há 13 anos pelo Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), já passou por uma série de tentativas de despejo. Durante o mês de janeiro, foram viaturas e oficiais da Polícia Militar de Alagoas que intimidaram as famílias acampadas, sem nenhuma ordem judicial para a ação.

Desde o último ataque na área, o MST apresentou a denúncia ao Instituto de Terras e Reforma Agrária de Alagoas (ITERAL) e junto à Secretaria da Mulher e dos Direitos Humanos de Alagoas (SEMUDH), exigindo o acompanhamento do caso e a segurança das famílias Sem Terra ameaçadas.

Ainda de acordo com os acampados, o clima na área é de permanente tensão. O cotidiano do acampamento é ameaçado por pistoleiros que vivem vigiando a área, intimidando e amedrontado os trabalhadores e trabalhadoras, colocando em risco a vida dos Sem Terra no território.

Vivem hoje no acampamento 22 famílias, que há 13 anos produzem e constroem sua vida na área.

*Editado por Ednubia Ghisi