Cooperativa do MST no Paraná faz campanha para fortalecer doações de alimentos

Campanha da Copavi vai ajudar agricultores familiares na entrega dos produtos para doação
Doações poderão ser feitas até dia 11 de maio. Foto: Arquivo Copavi

Por Lia Bianchini
Do Brasil de Fato, Paraná

“Campo e cidade juntos alimentando quem precisa”. Esse é o lema da campanha de arrecadação “online” da Cooperativa de Produção Agropecuária Vitória (Copavi), de Paranacity. O objetivo é levantar fundos para que agricultores familiares mantenham suas produções e possam doar parte à população da cidade.

Localizada no assentamento Santa Maria, do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), a Copavi tem feito ações de solidariedade. Em abril, doou 60 litros de álcool 70% ao hospital municipal, além de produtos como açúcar, ervas medicinais e hortaliças, junto à regional do noroeste do MST, na cidade de Paranavaí.

A pandemia de coronavírus, no entanto, tem trazido dificuldades aos agricultores. Cristina Sturmer, assentada e da diretoria da Copavi, explica que a quarentena acarretou queda na demanda e dificuldade para vender, uma vez que os deslocamentos estão restritos. “A gente precisa de uma alternativa pra poder entregar a produção que, de um jeito ou de outro, está parada”, diz.

A campanha de arrecadação veio como alternativa para fazer doações. Além da produção da Copavi, a iniciativa vai unir produtos de outros agricultores familiares. A intenção é entregar 200 cestas a famílias indicadas pelo Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) de Paranacity, Cruzeiro do Sul e Inajá.

“É uma situação de muita insegurança, mas temos fortalecido muito em nós a garantia da produção de alimentos, tanto para as famílias que estão aqui quanto para a comunidade ao nosso redor. Produzir alimentos pra que consiga se manter e passar por esse período”, diz Sturmer.

As doações podem ser feitas até o dia 11 de maio pelo site.

* Editado por Gabriel Carriconde