Trabalhadores rurais registram denúncia contra ameaças sofridas em Atalaia (AL)

Mais de 150 famílias denunciam pressão que têm vivido para que desocupem a terra pertencente ao ex-deputado João Lyra
Pistoleiros chegaram pela manhã em um veículo Hilux de placa ORL 8800. Foto: MST

Da Página do MST

Na manhã de hoje (28), trabalhadores e trabalhadoras rurais continuaram a registrar Boletim de Ocorrência junto a Delegacia da Policia Civil em denúncia às ameaças que vêm sofrendo por parte de supostos arrendatário da Fazenda Santa Tereza, em Atalaia, Zona da Mata de Alagoas. As famílias ameaçadas acionaram ainda o Governo do Estado para acompanhar o caso, por meio da Secretaria da Mulher e dos Direitos Humanos (SEMUDH).

Acompanhados de advogado, Superintendente de Direitos Humanos e da Secretária da SEMUDH, Maria José, os trabalhadores prestaram depoimento relatando todos os desdobramentos das ameaças na região, além de exigir que o caso seja acompanhado pelas autoridades competentes do Poder Público.

Há vários dias, as mais de 150 famílias que vivem e produzem na área denunciam a pressão que têm vivido para que desocupem a terra pertencente ao empresário e ex-deputado federal (PSD) João Lyra.

De acordo com os agricultores e agricultoras, as ameaças partem de capangas do ex-tesoureiro da Assembleia Legislativa de Alagoas e ex-deputado estadual Nailton Felizardo, envolvido no desvio de recursos públicos, descoberto da conhecida “Operação Taturana”, realizada em 2007.

Na denúncia, os trabalhadores rurais destacam ainda a destruição de parte das roças que existem na terra, de onde as famílias tiram seu sustento. Segundo relato, na quarta-feira (27) pela manhã, os pistoleiros chegaram em um veículo Hilux de placa ORL 8800, com pistolas em mãos e disparando tiros.

Os mesmos também estavam dando suporte ao carro e caminhão, identificados como propriedade da Usina Santa Clotilde, que abasteciam os tratores que destruíram parte da produção dos alimentos cultivados no território.  Além de tiros efetuados para amedrontar os camponeses, também agrediram fisicamente trabalhadores.

As notícias que circulam é que, além do ex-deputado estadual, as investidas para tirar os agricultores têm o envolvimento de mais poderosos do município e região, repetindo o histórico de envolvimento em consórcios para fazer o enfrentamento direto contra a luta pela terra no município de Atalaia, que nas últimas décadas já assassinaram três lideranças no campo na cidade.

Grupo João Lyra

Muitos dos agricultores que hoje vivem na área da Fazenda Santa Tereza são antigos trabalhadores e trabalhadoras da Usina pertencente ao Grupo João Lyra na região, que já teve falência decretada, contabilizando uma dívida em torno de R$ 2,1 bilhões a credores, governo federal, estadual e a ex-funcionários.

João Lyra, que já foi considerado um dos deputados federais mais ricos do país, comandava cinco usinas de cana-de-açúcar em Alagoas e Minas Gerais. Hoje o empresário conta com quase 300 ações judiciais que, em sua maioria, são frutos de ações trabalhistas.

*Editado por Luciana Console