MST doa cerca de 3 toneladas de alimentos na região norte e metropolitana do RS

As ações, que fazem parte do Periferia Viva, destinaram alimentos à instituições, indígenas e quilombolas
A doação é feita por assentados da Antiga fazenda Anonni e Novo Gramado, conjuntamente com a Cooperlat, Cooptar e Instituto Educar. Foto: Divulgação Juventude Sem Terra

Por Maiara Rauber
Da Página do MST

Após quase três meses de quarentena, devido ao Coronavírus, assentados do Rio Grande do Sul seguem doando alimentos para pessoas em situação de vulnerabilidade. Sempre tomando os cuidados recomendados pelo Ministério da Saúde.

Em Passo Fundo, na região Norte do estado gaúcho, no último dia 28, os Sem Terra da Antiga Fazenda Annoni e Novo Gramado, juntamente com a Cooperativa Agropecuária e Laticínios Pontão (Cooperlat), Cooperativa de Produção Agropecuária Cascata (Cooptar) e Instituto Educar entregaram cerca de 2,3 toneladas de alimentos da Reforma Agrária.

Grupo Gestor de Viamão doa mais de meia tonelada de alimentos a quilombolas. Foto: Divulgação MST

Entre os produtos estavam a moranga, abóbora, mandioca, laranja, bergamota, couve folha, alface, rúcula, salsa e cebolinha. Segundo Marlon Fragas, dirigente estadual do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) no Rio Grande do Sul, os alimentos foram destinados a algumas instituições na cidade de Passo Fundo. Sendo elas ONG Amor, Socrebe – Passo Fundo, Lar do Idoso São Vicente e Centro Juvenil Mericiano. Além desses locais, também foram contemplados a comunidade Indígena Kaingang e o Programa Periferia Viva.

Já na região Metropolitana de Porto Alegre, o Grupo Gestor das Hortas de Viamão, doou, dia 29, meia tonelada de alimentos a famílias do Quilombo Cantão das Lombas. Os assentados do MST distribuíram em cinco cestas os produtos, as quais continham alface, couve, bergamota, chuchu, mamão, vagem, espinafre, aipim, e batata doce.

*Editado por Fernanda Alcântara