Nota de pesar pelo falecimento do ex-diretor do BNDS, Carlos Lessa

Lessa defendia a Reforma Agrária como mecanismo de geração de emprego, renda e desenvolvimento econômico e social.
Economista Carlos Lessa faleceu de COVID-19 na manhã desta sexta (05). Foto: Vitor Vogel/RBA

O Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) expressa a todo povo brasileiro nosso profundo pesar pela perda de nosso querido amigo e Professor Carlos Lessa.

Economista, ex-reitor da UFRJ e ex-diretor do BNDES, Lessa foi um brilhante intelectual orgânico e um dos expoentes da economia crítica, além de intransigente defensor de uma nação soberana e altiva.

O Brasil perde um de seus mais aguerrido lutador. Lessa defendia a Reforma Agrária como mecanismo de geração de emprego, renda e desenvolvimento econômico e social.

Nesse tempos em que a soberania brasileira, a produção de conhecimento, tecnologia e ciência são diariamente atacadas, assim como os brasileiros e brasileiras mais pobres, vítimas de um pensamento autoritário, subordinado, e abandonados à própria sorte, Carlos Lessa fará muita falta.

Manifestamos nossa solidariedade à família e aos amigos e nos comprometemos em manter vivo o legado de Carlos Lessa na defesa de um Projeto Popular para o Brasil e na construção de uma Reforma Agrária popular que alimente o povo brasileiro e fortaleça a construção de uma sociedade mais justa e igualitária.