Na Bahia, Escola de Agroecologia Egídio Brunetto lança Plano Emergencial

As doações beneficiaram entidades filantrópicas em Itamaraju
A Escola de Agroecologia doou alimentos e mudas de árvores nativas. Foto: Coletivo de Comunicação do MST na Bahia

Por Coletivo de Comunicação do MST na Bahia
Da Página do MST

Para marcar o lançamento do Plano Emergencial de Reforma Agrária Popular na Bahia, neste último dia 5, Dia Mundial do Meio Ambiente, a Escola Popular de Agroecologia e Agrofloresta Egídio Brunetto (EPAAEB) realizou ações de solidariedade.

A Escola Popular doou banana, aipim, hortaliças, leite, mudas nativas e frutíferas para o abrigo de crianças e o centro de reabilitação da cidade de Itamaraju, localizada no Extremo Sul do estado.

Para Eliane Kai, da coordenação pedagógica da EPAAEB, a ação além de promover o lançamento do Plano Emergencial estreitou a relação entre os trabalhadores do campo e da cidade. “A celebração do Plano realizada pela Escola, neste período de pandemia, segue desenvolvendo a agroecologia, fortalecendo a identidade camponesa no território, produzindo alimentos saudáveis e processos de fortalecimento aos camponeses da nossa região”, explicou.

“Nesse sentido, a Escola Popular comemora o lançamento do Plano com solidariedade, doando alimentos saudáveis e plantando árvores”, afirmou Kai.

Além disso, ela pontuou que a EPAAEB tem a missão de produzir até o final deste ano 200 mil mudas nativas e frutíferas.

Reforma Agrária Popular, já!

Para o MST no estado da Bahia, o Plano Emergencial de Reforma Agrária Popular reafirma a importância da luta pela terra, pois são os camponeses e camponesas, os pequenos agricultores e agricultoras que produzem a comida que alimenta a população. Porém, para realizar esse trabalho produtivo precisam de terra e condições dignas de vida e trabalho.

Por isso, o MST apontou durante o lançamento do Plano, que a Reforma Agrária Popular é urgente, pois garante a terra para produzir, moradia, saúde e educação.

*Editado por Wesley Lima