Na Paraíba, Solidariedade Sem Terra ajuda famílias e hospital

Ação de solidariedade envolveu as famílias das vítimas do COVID-19 e gratidão aos profissionais da saúde

Ato foi realizado na manhã de ontem (18/06). Foto: Tainara Santos – Levante Popular da Juventude

Por Luana Rêgo – Comunicação MST/PB
Da Página do MST

Ações de solidariedade do MST na Paraíba em meio à pandemia tem se fortalecido cada vez mais, dessa vez indo além das doações de alimentos. A ação realizada na Paraíba envolveu também um ato em agradecimento aos profissionais da saúde no hospital do Trauma em Campina Grande-PB, tendo em vista que hoje faz 3 meses que foi notificado o primeiro caso do coronavírus no estado.

Na manhã de ontem (18/06), o Movimento Sem Terra na Paraíba, junto à movimentos populares de Campina Grande, fez doação meia tonelada de alimentos agroecológicos produzidos por agricultores familiares e assentados da reforma agrária, entre eles tubérculos, hortaliças e plantas medicinais.

A ação teve o objetivo de chamar atenção sobre a importância dos alimentos saudáveis e a compra direta dos agricultores familiares, para que estes sejam incluídos no cardápio de alimentação do hospital. Com isso, o hospital estaria assegurando a soberania e segurança alimentar e incentivando para que todos se alimentem bem, principalmente em meio a essa pandemia.

No momento atual, o presidente Bolsonaro ameaça hospitais incentivando seus seguidores a invadi-los para filmar supostos leitos vazios, negando a gravidade do coronavírus e alegando dúvidas sobre os registros de casos e mortes pela COVID-19 no Brasil, enquanto os números só aumentam.

Arte simboliza a paixão de trabalhar cuidando de todas as vidas. Foto: Tainara Santos – Levante Popular da Juventude

A ação de solidariedade partiu para um ato de agradecimento levando afeto, gratidão, alimentos saudáveis e a recomposição da natureza e do bosque que representa a vida.

Foi construído ainda um bosque com mudas arbóreas, que segundo Dilei Schiochet, dirigente Nacional do MST-PB, “tem o intuito de trazer um ambiente com mais de a vida, pois a vida humana e a natureza estão interligadas. Se a gente não recompuser a natureza, também não vamos recompor a vida, então é uma inter-relação entre natureza e vida humana.”, afirmou.

Como gesto agradecimento aos profissionais e em defesa do Sistema Único de Saúde (SUS), foi feito uma arte em grafite que simboliza a injeção do coração, a paixão de trabalhar com muita responsabilidade na linha de frente nos hospitais cuidando de todas as vidas.

*Editado por Fernanda Alcântara