Ação Mãos Solidárias completa 100 dias em Pernambuco

Rede de solidariedade tem unificado voluntariado, associações e movimentos sociais no combate aos efeitos da pandemia
Ação em Brasília Teimosa (Recife), junho de 2020. Foto: PH Reinaux

Por Lays Furtado
Da Página do MST

Ao longo de mais de 100 dias de mobilização com a campanha Mãos Solidárias, foram arrecadadas doações que beneficiaram milhares de famílias em várias cidades de Pernambuco. Por meio do Marmitas Solidárias, foram distribuídas 200 mil refeições à população de rua, produzidas cerca de 20 mil Máscaras Solidárias, além de milhares de cestas básicas e mais de 50 toneladas de produtos da Reforma Agrária Popular.

Movimentos sociais do campo à cidade, sindicatos, associações e voluntariado têm construído, mão à mão, uma rede de solidariedade que tem beneficiado as comunidades mais vulneráveis durante a pandemia da COVID-19.

Ao todo, foram beneficiadas com doações as cidades: Recife, Olinda, Garanhuns, Santa Maria da Boa Vista, Palmares, Goiana, Caruaru, Petrolina e Serra Talhada. As campanhas se mantém na maioria destas regiões e também se expandem em ações em conjunto com a campanha Periferia Viva Contra o Corona principalmente na formação de centenas de Agentes Populares de Saúde que já estão atuando em suas comunidades.

Foram criadas também, as ações Bicicleta da Saúde para auxiliar o trabalho de agentes na difusão de informações qualificadas sobre os cuidados à serem tomados durante esse período de alto risco de contágio do novo coronavírus, em conjunto aos Bancos Populares de Alimentos, Hortas Comunitárias e Farmácias Vivas. Por meio da Assessoria Popular Solidária, mais de 500 pessoas receberam  atendimento com dificuldades de obter acesso à solicitação do Auxílio Emergencial.

Ação do Mãos Solidárias em Peixinhos (Olinda), junho de 2020. Foto: PH Reinaux

Mesmo com o afrouxamento do isolamento social, impulsionado pelo desejo da elite em recuperar a economia, não se pode esquecer que nosso maior bem ainda é à vida. Por isso, a campanha Mãos Solidárias se mantem articulada para continuar diminuindo os impactos das crises provocadas durante a quarentena, contra a fome, a desinformação, as desigualdades, promovendo à saúde, combatendo o genocídio e o descaso com a população mais vulnerável.

Vamos precisar de todo mundo para construir um presente e futuro melhor em nosso estado e em todo o Brasil. É o povo cuidando do povo!

*Editado por Luciana G. Console