Vídeo-arte “Canudos em minha Pele” estreia nesta sexta

Obra inspirada nas lutas históricas pela terra ganha o mundo nas redes sociais
Foto: Divulgação

Por Lays Furtado
Da Página do MST

Nesta sexta-feira (10), às 18h, será lançado o vídeo-arte “Canudos em minha pele”. Uma performance que nasce de uma quarentena no Assentamento Normandia, Caruaru, agreste pernambucano, lugar de memórias afetivas e de muita luta pela terra, e que provocou tal criação.

A obra é protagonizada por Rosa Amorim (voz, performance e roteiro), em construção com Matheus Alves (fotografia e montagem), Raul Amorim (desenho de som), Luara Dal Chiavon (cor e finalização) e Tiago Lourenço (arte gráfica). A obra foi feita de forma colaborativa, entre artistas, amigas/os e irmãs/os, encarnada pela poesia de Luiz Bugarelli.

O vídeo acende através do olhar da seca, da fome e da resistência histórica do povo brasileiro, de Malês, Canudos, Balaiada e atual luta pela Reforma Agrária, para não esquecer o passado, agir no agora pensando no futuro dos que virão.

Hoje, dia em que acontece a nacionalização do grito de ordem “Fora Bolsonaro”, que sai da garganta do povo e da mobilização dos movimentos sociais, esse vídeo-performance rasga um céu de esperançar, dando nos a dimensão de que somos sujeitos e personagens de uma luta histórica.

*Editado por Luciana G. Console