Benefícios do mel para sua saúde

De combate à infecções à hidratação da pele, conheça os poderes do mel
Mel é um alimento com inúmeros benefícios e faz parte da produção do MST. Foto: MST

Da Página do MST

Todo mundo sabe que o mel é um excelente alimento. Além de ser um substituto para o açúcar, tem propriedades bactericidas e anti-sépticas, sendo assim um antibiótico natural sem contra indicação.

 Você sabe como o mel é feito?

As abelhas têm glândulas nas cabeças que secretam duas enzimas: invertase e glicose oxidase. O mel é formado pela reação dessas substâncias com o néctar coletado das flores. A invertase converte a sacarose – tipo de açúcar contido no néctar – em dois outros açúcares: glicose e frutose.

A glicose oxidase, por sua vez, transforma uma pequena quantidade de glicose em ácido glicônico, que torna o mel ácido, protegendo-o de bactérias que o fariam fermentar.

Agitando as asas para secar a água, presente em grande quantidade no néctar, as abelhas desidratam o mel, matando outros microorganismos. Depois de todo esse processo, o mel torna-se pronto para consumo e para proporcionar diversos benefícios para a saúde.

Conheça 10 benefícios do mel

Mel “Terra Livre”, produção do MST, pode ser encontrado nas lojas do Armazém do Campo. Foto: Divulgação MST

1. Melhora da saúde intestinal: Devido às suas propriedades probióticas e antibacterianas, ele pode ajudar na melhora da flora intestinal, promovendo o melhor trânsito na região e evitando diarreias e constipações no intestino.

2. Diminui o estresse: O mel estimula a produção de serotonina, neurotransmissor responsável pela sensação de prazer e bem-estar. O alimento é um carboidrato fonte de triptofano, um aminoácido precursor da serotonina, que é o hormônio responsável por baixar os níveis de estresse do organismo, melhorando o bem-estar. Sabe-se que mais de 90% da serotonina é produzida no intestino, portanto o alimento ajuda a manter a integridade intestinal colaborando com uma melhor regulação neuro-endócrina, com mais serotonina e mais disposição e sensação de prazer.

3. Melhora a qualidade da pele: Ele faz maravilhas para a pele, pois ele age como um hidratante natural, o que ajuda na prevenção de pele seca. Ele tem propriedades anti-bacterianas e anti-fúngicas, mantendo, assim as espinhas bem longe.

4. Ajuda no tratamento da caspa: Estudos têm mostrado a eficiência dele no tratamento da dermatite seborreica, condição que pode causar caspa e coceira no couro cabeludo. Basta diluir o alimento doce em 10% de água morna e aplicar na cabeça.

5. Previne problemas relacionados ao coração: Ele é uma excelente fonte em antioxidantes e flavonoides, pois reduz a taxa de oxidação do colesterol LDL. Os antioxidantes ajudam na redução da formação placas nas artérias e também são úteis na redução proteínas C-reativa, que causam problemas cardíacos.

6. Melhora a qualidade do sono: Por estimular a produção de serotonina no organismo (aquela responsável pela sensação de prazer e bem-estar), o mel auxilia na redução do estresse e maior relaxamento, além de melhores noites de sono.

7. Combate a infecção urinária: Alguns estudos apontaram que bactérias causadoras de certas doenças são sensíveis a ação antibacteriana do mel, como os microrganismos streptococcus faecalis, proteus species e pseudomonas aeruginosa, que causam infecção urinária.

8. Previne o envelhecimento precoce: Graças às suas propriedades antioxidantes, o mel também ajuda a combater os efeitos dos radicais livres no nosso organismo, responsáveis por promover o envelhecimento da pele. O resultado é uma pele mais saudável e jovem, livre de rugas e linhas de expressão.

9. É natural: O mel é elaborado a partir do néctar das flores e de excreções da abelha, o que faz dele um alimento totalmente natural. Esse é um dos principais benefícios em consumi-lo.

10. Um aliado para quem pratica esportes: O mel também é uma excelente opção para quem pratica esportes. Isso porque, o corpo absorve rapidamente a glicose presente neste alimento, obtendo assim mais energia durante a prática de exercícios.

Diante de tudo isso, é bom lembrar que este super alimento natural que, se consumido com moderação, traz grandes benefícios para a saúde, corre perigo. Por ano, somente no Brasil, cerca de meio bilhão de abelhas morrem devido ao uso desenfreado de agrotóxicos. Por isso, ações de combate ao uso de agrotóxicos e de preservação do meio ambiente são tão urgentes e necessárias.

Quer saber mais sobre o mel, seus benefícios e o risco que essa iguaria corre? Fique ligado no Programa Comida de Verdade que vai ao ar na próxima quarta-feira (22), às 11h, em todas as redes oficiais do MST. Lembrando que o MST possui uma vasta de produção de mel que é comercializada em todas as lojas Armazém do Campo. 

*Editado por Luciana G. Console