Juventude Sem Terra lança música com mistura de rap e sertanejo

Música nasce dentro do contexto da 11ª Jornada Nacional da Juventude Sem Terra
Canção mistura elementos de rap com sertanejo, marcando as raízes dos dois intérpretes, Daniel e Alexander. Foto: Coletivo de Juventude MST/PR

Por Lucas Souza
Da Página do MST

O Coletivo Estadual da Juventude Sem Terra do Paraná lançao nesta sexta-feira (14) a música “Jornada da Juventude”. A composição nasce no contexto da 11ª Jornada Nacional da Juventude Sem Terra, que desde o dia dez de agosto está mobilizando a juventude sem terra em todo o Brasil. “Para a gente poder expressar um pouco desse vigor, resolvemos, dentro de uma das iniciativas aqui do estado, desenvolver essa composição”, diz Célio Schimit, integrante do coletivo paranaense.

A música foi composta e interpretada por Daniel Rodrigues, com a participação de Alexander Gil, do grupo “Hijos del Sur”, da Venezuela. A canção mistura elementos de rap com sertanejo, marcando as raízes dos dois intérpretes, Daniel e Alexander. A parte instrumental foi criada pelo violonista Israel Laurindo e pelos instrumentistas Thiago Splenger e Felipe Siles. Israel também ficou responsável pelo processo de pós produção.

Outro objetivo da música é estimular os jovens a produzirem música. Na edição passada da Jornada, foram organizadas oficinas de poesia, violão, batucada e de voz e canto, mas que não puderam ser realizadas este ano, por conta da pandemia do novo coronavírus.

Desde o dia dez de agosto, a Juventude Sem Terra está mobilizada e realizando ações por todo o Brasil. A 11ª Jornada Nacional da Juventude Sem Terra tem o tema “Juventude em Luta: Pela Vida e Por Direitos”. Foram as mais diversas ações, como doação e plantio de mudas de árvores, partilha de alimentos e embelezamento dos assentamentos com a pintura de murais e lambes.

*Editado por Luciana G. Console