MST emite nota em apoio à resistência contra os despejos

Movimento vem a público manifestar seu apoio a todas as lutas das famílias de trabalhadores e trabalhadoras das cidades por moradia digna, por água e por direitos
MST apoia luta contra despejos em meio à pandemia. Foto: Leandro Taques

Da Página do MST

O Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra vem a público manifestar seu apoio a todas as lutas das famílias de trabalhadores e trabalhadoras das cidades por moradia digna, por água e por direitos. No dia 14 de agosto, casas de famílias acampadas e uma escola foram demolidas pela Polícia Militar, ao cumprir uma ordem de despejo ilegal no Acampamento Quilombo Campo Grande, em Campo do Meio, Minas Gerais.

Esse dia vai ficar marcado como um dia triste em nossa história por tamanha atrocidade, mas também uma vitória da nossa unidade, que permitiu 56 horas de resistência. O governador Zema tem colocado a vida do povo mineiro em risco, ao promover uma ação dessas em plena pandemia da COVID-19 e ao negar direitos fundamentais.

Não somos a favor da promoção de aglomerações e temos nos esforçado para manter os protocolos recomendados pelas organizações internacionais da saúde. Porém, diante das violações, somos impelidos a reagir e resistir. Ressaltamos nossa preocupação com a saúde da classe trabalhadora. É dever do Estado garantir as condições para superarmos este momento, no entanto, o governo Zema foi o que menos investiu na saúde e na prevenção do vírus.

Portanto, é urgente que a unidade da classe trabalhadora, construída de forma madura e coletiva, se concretize e abra o caminho para derrotar o neofascismo dos atuais governos e defender nossos territórios diante das ameaças de despejo, das retirada dos direitos e barrar o desfacelamento da frágil democracia brasileira.

Todo apoio às lutas sociais, não aceitaremos nenhum despejo!
#DESPEJOZERO

*Editado por Luciana G. Console