Nota de Repúdio sobre intimidação em Roraima

Quatro jovens do MST e do Levante Popular foram abordados de forma truculenta no último sábado (15/08)

O Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST/RR), o Levante Popular da Juventude e a Frente Brasil Popular de Roraima manifestam total REPÚDIO à forma truculenta com que os quatro jovens do MST e do Levante Popular foram abordados no último sábado (15/08), numa praça do Bairro dos Estados, em Roraima.

A juventude estava exercendo o pleno direito de Manifestação Simbólica, como parte das atividades da Jornada Nacional da Juventude (2020), mas infelizmente foram abordados de forma truculenta por um homem (de nome desconhecido). Este senhor, branco e que aparentava ter uns 40 anos, intimidou os jovens presentes na manifestação com uma arma de fogo e promoveu violência psicológica e física, desmerecendo a ação da Juventude que luta por seus direitos de liberdade de expressão, como é resguardado em nossa Constituição Federal.

O homem impediu os jovens de entrarem no veículo e chamou a Guarda Municipal e Polícia Militar. Quando chegaram, ambos os órgãos de segurança agiram sem qualquer diálogo com os(as) jovens, insultando-os, ameaçando-os, constrangendo-os e promovendo violência física e psicológica, diferentemente do tratamento que estes deram ao agressor.

Alguns jovens foram levados de forma totalmente equivocada para 5° DP e lá permaneceram por mais de três horas, sem qualquer possibilidade de dialogar sobre seus direitos. A forma como os jovens foram tratados pela polícia demonstra o equívoco daqueles que deveriam guardar e proteger a cidadania.

Violentados psicológica e fisicamente, os(as) jovens foram alvo de abuso de poder e autoritarismo, enquanto Movimentos Sociais do Estado de Roraima que lutam por democracia e direitos sociais. REPUDIAMOS qualquer tipo de violência cometida contra os(as) jovens no seu livre direito de protestar de forma simbólica e pedimos que as autoridades resguardem os direitos de todos de se expressarem.

Assinam:
Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) Roraima;