MST dá início à estudo sobre Diversidade Sexual e de Gênero e Reforma Agrária

Começa nesta terça-feira (1), o Ciclo de Estudo Virtual. São esperados cerca 200 participantes de acampamentos e assentamentos de todo o país

Os encontros serão quinzenais e estão organizados em sete eixos. Foto: Rafael Stedile/MST

Da Página do MST

Começa hoje o Ciclo de Estudo Virtual: Diversidade Sexual e de Gênero e Reforma Agrária Popular, que vai contar com sete encontros quinzenais. O estudo tem como objetivo debater com aporte de militantes e intelectuais do Movimento LGBT os desafios desta luta na atualidade a partir da perspectiva marxista, partindo das categorias de raça, patriarcado e capitalismo, e analisando como a LGBTfobia se materializa nas relações sociais, políticas e culturais.

Nessa primeira edição, os convidados são o deputado federal David Miranda (PSOL-RJ), Symmy Larrat, presidente da Associação Brasileira de Gays, Lésbicas, Bissexuais, Travestis, Transexuais e Intersexos (ABGLT), Janaina Oliveira, Secretária Nacional do Setorial LGBT do Partido dos Trabalhadores (PT) e Dê Silva, pedagoga, mediadora e integrante do coletivo LGBT do MST. 

Os encontros serão quinzenais, organizados em sete eixos e acontecerão entre setembro e novembro, com cerca de 2h30 horas de duração.

“É um espaço de troca acerca dos nossos desafios. Um lugar para pensar a luta LGBT conectada às questões conjunturais que têm assolado o país. A cada encontro, convidados especiais com acúmulo teórico e político debaterão em torno da temática de diversidade sexual e de gênero relacionado à luta pela Reforma Agrária”, aponta Alessandro Mariano, do coletivo LGBT Sem Terra.

*Editado por Fernanda Alcântara