MST lança curso online sobre questão agrária, cooperação e Agroecologia

O curso será disponibilizado por meio da plataforma virtual Formação em Tempos de Corona, a partir de uma metodologia de grupos de estudo

Feira da Jornada de Agroecologia vai reunir 100 grupos de produtores em Curitiba
Foto: Arquivo MST

Por Solange Engelmann
Da Página do MST

Para qualificar e ampliar a formação das famílias assentadas e cooperativas de Reforma Agrária, durante a celebração de 15 anos da Escola Latino Americana de Agroecologia (ELAA), localizada no Paraná, o MST lançou o curso online Questão Agrária: Cooperação e Agroecologia, que terá início em 21 de setembro.

O curso será disponibilizado por meio da plataforma virtual Formação em Tempos de Corona, a partir de uma metodologia de grupos de estudo. Andreia Matheus, da executiva do Setor de Produção do MST, explica que o propósito central é ampliar a formação da base do MST, em especial os processos cooperativos, aproveitando o maior alcance da internet.

“A ideia é que o curso seja utilizado pelas cooperativas, escolas de agroecologia, centros de formação, cursos de agronomia e, como são por meio de vídeo-aulas, podem ser adaptadas a cada realidade e chegar à diversidade da nossa base em todo país”, argumenta.

João Pedro Stédile, dirigente nacional do MST, relata que o conteúdo das aulas foram estruturados em três eixos centrais: Economia política e Agricultura, Gestão e Cooperativa e Relações Humanas e Cooperação. “São conceitos fundamentais de como funciona o capitalismo na agricultura, de cooperação agrícola, de mercado, como funciona o mercado. E esse conhecimento vai dar lucidez pra entender que temos que ser solidário, que precisamos construir uma sociedade para todos”, pontua.

Para facilitar o entendimento sobre o conteúdo, nas aulas também são utilizadas imagens ilustrativas. O curso é ministrado por educadores e educadoras do MST e alguns convidados, como Pertti Simula, finlandês, mestre em Ciências e membro do Instituto Conscientia.

Andreia conta que o curso é de caráter massivo e, por se tratar da primeira experiência, está em fase de construção a certificação na modalidade de extensão, junto à ELAA.

Ela relata ainda, que o projeto do curso surgiu ano passado, através de uma parceria com a FENAE e o MST, para construção do curso de Cooperação e Gestão, que teve parte do seu conteúdo adaptado para este curso especial sobre a Questão Agrária: Cooperação e Agroecologia.

Confira o vídeo de Lançamento do curso:

*Editado por Fernanda Alcântara