MST inicia colheita de arroz no Piauí

Nesta semana, o Movimento Sem Terra deu início a colheita de arroz no assentamento Josué de Castro, na região litorânea do estado do Piauí.

Colheita de arroz no Piauí. Fotos: Elemar Bilha e Cardoso

Por Edgi Carvalho/Coletivo de Comunicação MST-PI
Da Página do MST

O arroz é o segundo alimento mais consumido no mundo e uma das principais fontes de carboidratos na alimentação humana. Ultimamente, o cereal tem protagonizado uma grande alta no preço, afetando diretamente a população mais pobre.

O MST é o maior produtor de arroz orgânico da América Latina e tem mantido o preço como forma de solidariedade em tempos de pandemia. Nesta semana, o Movimento Sem Terra deu início a colheita de arroz no assentamento Josué de Castro, na região litorânea do estado do Piauí. O assentamento fica situado a 50 km da sede do município de Buriti dos Lopes, a 300 km da capital Teresina.

Criado através da luta pela Reforma Agrária, o assentamento completou seus 17 anos de existência em 2020. Atualmente, mais 100 famílias residem na área.

O que antes era apenas uma fazenda improdutiva, hoje é o lar de muitas famílias, possui uma escola que atende alunos da creche ao ensino médio e produz alimentos tanto para os assentados quanto para o município.

Para Luciano Bilha, a produção deste ano deverá ter uma de suas maiores safras. “O arroz irrigado, cultivado no assentamento, já se encontra no período da colheita e estima-se que ultrapassará as 10 mil sacas do produto. Vale ressaltar que a produção deste ano foi feita sem nenhum recurso externo, como custeio ou PRONAF”, completa.

*Editado por Fernanda Alcântara