1 tonelada de arroz orgânico do MST chega ao Triângulo Mineiro em ação solidária

Arroz orgânico será usado na produção de milhares de marmitas em Uberlândia (MG) para atender a população em situação de vulnerabilidade social na pandemia
Cozinhas comunitárias que receberão o arroz orgânico produzem 2.500 marmitas por dia/ Foto: Comunicação MST/MG

Por Coletivo de Comunicação, Cultura e Juventude do MST no Triângulo Mineiro
Da Página do MST

Nas últimas semanas o arroz veio a dobrar de preço em algumas regiões do país. Essa grande inflação nos produtos básicos para a alimentação brasileira se trata da transferência dos impactos da crise econômica direto para as costas do povo, com único objetivo de garantir lucros exorbitantes ao agronegócio. 

E em mais um ato de solidariedade, o MST traz para o Triângulo Mineiro mais de 1 tonelada de arroz orgânico e vai abastecer as cinco cozinhas comunitárias de Uberlândia (MG) a preço de custo. Resultado da articulação entre MTST, CMP, CPT e MST, além de diversos parceiros e apoiadores, o projeto Cozinhas Comunitárias distribui cerca de 2.500 marmitas por dia para famílias abandonadas pelo poder público nas periferias da cidade.

Foto: Comunicação MST/MG

“Temos acompanhado apreensivos a corrida brasileira para um buraco sem fundo: desemprego, miséria, fome, danos ambientais irreparáveis e a morte de mais de 145 mil pessoas, cuja maior parte poderia ter sido evitada. O governo Bolsonaro e sua irresponsável gestão da crise pandêmica no Brasil fere a dignidade humana em todas as suas dimensões, mas nós temos resistido”, afirma Yago da Silva Oliveira, da direção regional de formação.

Em abril, o MST apresentou seu Plano Emergencial de Reforma Agrária Popular com foco na luta pela terra, no trabalho digno no campo, na produção de alimentos saudáveis, na preservação da natureza, das águas e da biodiversidade, assim como em todas as ações de solidariedade que têm se realizado pelo país, reforçando o compromisso dos Sem Terra com o povo brasileiro.

Cozinhas comunitárias

As cozinhas comunitárias de Uberlândia – a mais expressiva ação de luta popular de enfrentamento aos efeitos da pandemia na região – serão abastecidas neste mês de outubro com o arroz orgânico Terra Livre, um produto saudável, produzido em harmonia com a natureza e pelas mãos de quem trabalha. A alimentação é um direito! Nossa luta é pela vida!

*Editado por Yuri Simeon