Assentamento no Maranhão potencializa produção de hortaliças e legumes

A família de Gustavo cultiva cebolinha, coentro, alface, couve e também tomate, na agrovila do assentamento

José Gomes e o filho Gustavo no cultivo da horta da família, na Agrovila. Foto: arquivo pessoal

Por Zé Luís Costa
Da Página do MST

O assentamento Califórnia, localizado às margens da BR-010, na cidade de Açailândia, Maranhão, é fruto da luta dos trabalhadores e trabalhadoras rurais Sem Terra da região tocantina, no sudeste do estado.

Há mais de 24 anos a ocupação chamada fazenda Califórnia, com uma área de total desgaste de devastação e derrubada de madeiras local onde estava instalada uma Serraria clandestina, hoje o espaço foi transformado em um espaço de grande produtor de legumes e verduras com várias culturas.

Apesar de ser um assentamento rodeado de eucalipto por todos os lados e como em todo o país, sofrer a pressão da soja, que já beira seus limites pressionando as famílias, mesmo assim muitas assentadas e assentados produzem hortaliças e legumes no local. A produção das famílias é vendida na Casa das Frutas e nas feiras das cidades próximas. Já o principal local de vendas das hortaliças é na “Feirinha” da cidade de Açailândia e em feiras de Imperatriz e Cidelândia.

Gustavo Martins, de 18 anos, filho de assentado, toma de conta da horta da família, juntamente com os irmãos Guilherme, Victor e Vitória. Na horta do pai e mãe, José Gomes e Lila, são produzidas verduras e legumes. A produção da família se diferencia dos demais assentados, pois está localizada em uma área de agrovila. Os lotes da agrovila têm um tamanho de 15 x 40 metros.

A família de Gustavo cultiva cebolinha, coentro, alface, couve e também tomate, na agrovila do assentamento. O trabalho é principalmente familiar, feito por toda à família, no cultivo das hortaliças e preparação para a venda (limpeza), que geralmente acontece nas sextas para comercialização na feira, nos fim de semana.

Já o assentado José dos Santos Silva, de 42 anos, juntamente com a família colheu uma grande produção de tomates nessa safra. Ele vende a produção circulando de carro nos bairros de Açailândia e em algumas cidades da redondeza. “Nesse mês eu comecei retirar seis caixas e ainda não tirei tudo. Tem muito mais”, comenta. Ainda segundo Silva, ele iria plantar mais 4.500 pés de tomates, mas, como na região é um período de estiagem, teve medo de ter prejuízo pois o principal problema para produzir no local é a água. O assentamento Califórnia fica em um lugar alto e de difícil acesso à água.

O assentado José Silva produz tomate e comercializa nos bairros de Açailândia e em cidades da região. Foto: arquivo pessoal

Para dona Maria Costa Bento, outra assentada e produtora de hortaliças na comunidade do assentamento Califórnia, o cultivo de alimentos é mais uma fonte de renda fundamental para família. “É importante ter uma renda extra para custear as despesas da família, aqui na nossa comunidade. No nosso caso a gente consegue fazer de 600,00 a 1.000,00 reais nos fins de semana”, finaliza.

Dona Maria faz parte das origens do assentamento. Ela e seu companheiro “Pedão” participaram da ocupação da fazenda, em março de 1996.

No assentamento são 186 famílias cadastradas junto ao Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA), mais hoje há aproximadamente 250 a 300 famílias vivendo na área. Devido ao tempo de existência do assentamento, que em março próximo fará 25 anos de resistência, muitos dos moradores são parentes que se somaram às famílias assentadas.

*Editado por Solange Engelmann