Nota de pesar do MST PR pelo companheiro Elson Zumbi Borges dos Santos

Nota em homenagem à história de luta do militante do MST Elson Borges dos Santos, o Zumbi, falecido em 8 de outubro de 2020
(Foto: MST PR)

O Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra do Paraná vem por esta nota prestar homenagem e reconhecimento à história de luta do militante Elson Borges dos Santos, o Zumbi, falecido neste 8 de outubro de 2020.

Zumbi ingressou no MST em agosto de 1989, na região oeste do Estado, mais precisamente no município de Ibema. Nesses mais de 30 anos, ele nunca se furtou em cumprir missões, desde o início, em ir construir e ajudar a expandir o MST estado afora e em outros estados do Brasil.

Desde os anos 1990 foi também protagonista em construir a Cooperativa de Produção Agropecuária Vitória, a Copavi, no assentamento Santa Maria, em Paranacity, noroeste do Paraná. Graduou-se em Agronomia pela UEM, posteriormente realizando um mestrado em Ciências Agrárias. Ofereceu-se e compôs a frente da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do município de Maringá durante os anos de 2001 a 2004, sem nunca deixar suas origens e referências.

Neste último período de sua militância, era um articulador com muito afinco em todo movimento agroecológico brasileiro, desde articulações de base, estaduais e nacionais.

O MST perde um militante com um grande acúmulo, que uma parte se despede com ele de forma insubstituível. Outra, porém, se eterniza em seu legado a se dar continuidade pelos que ficam.

Externamos nossa solidariedade a todos os seus familiares e a todas as famílias da Copavi, que puderam conviver com ele muitos destes anos.

8 de outubro de 2020

Coordenação Estadual do MST – PR