10 razões para não voltar às aulas na pandemia

Conheça os motivos para a defesa da campanha do MST “Volta às aulas na pandemia é Crime!”
Sem Terrinhas Laís e Lara educandas do 3° e 7° ano no Espírito Santo. Foto: Comunicação MST-ES

Da Página do MST

O Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra está na campanha “Volta às Aulas na pandemia é Crime!”. Nosso entendimento é que o momento é de preservar vidas e cultivar nossa solidariedade nas mais diversas ações. Por isso, apresentamos 10 razões para não retorno às aulas durante a pandemia.


1. Volta às aulas na pandemia é um atentado à vida humana. São milhões de pessoas infectadas e milhares de mortos pela Covid-19 no Brasil.

Manifestação dos professores estaduais do RS. Foto: Caco Argemi / CPERS – Sindicato/ Fotos Públicas


2. Isolamento social na pandemia é vida preservada. O governo federal não contribuiu para o isolamento social desde o início da pandemia com medidas de seguridade social, com as quais milhares de vidas poderiam ter sido preservadas.

3. O trajeto escolar oferece riscos de contaminação. O deslocamento até a escola, realizado por transportes públicos ou a pé pela maioria dos estudantes e famílias, amplia os riscos de contaminação.

4. A sala de aula aumenta a probabilidade de contágio. Não há garantia do distanciamento entre adolescentes e, sobretudo, entre crianças nas escolas.

5. Sem melhorias necessárias na infraestrutura das escolas não há segurança sanitária. Escolas que não possuem espaços abertos, saneamento e água devem ser reestruturadas para garantir condições adequadas para evitar a contaminação.

Juventude e a luta pela Educação do Campo
Juventude e a luta pela Educação do Campo. Foto: Arquivo MST

6. Sem profissionais da educação não há educação. O número que já era insuficiente será menor descontando os de grupo de risco e menor ainda após o contágio, adoecimento e óbito desses profissionais.

7. Estudantes e professores(as) contaminados, famílias contaminadas.
São 123,5 milhões de vidas que seriam colocadas em risco tendo em vista que essas pessoas estão vivendo em domicílios que possuem pelo menos uma pessoa com idade até 17 anos que é estudante.

8. O retorno às aulas pode contribuir para o colapso do SUS. A maioria dos municípios brasileiros não tem UTIs e leitos hospitalares suficientes.

9. Aulas se recuperam, vidas não. A legislação educacional possibilita a reorganização do calendário escolar para retomar as aulas em 2021 ou quando houver condições sanitárias.

Manifestação dos professores estaduais do RS. Foto: Caco Argemi / CPERS – Sindicato/ Fotos Públicas

10. Educação é um direito de todos e todas. Por isso o retorno às aulas em segurança deve ser garantido a toda a população, não apenas a uma pequena parcela, e a partir do planejamento e ações do poder público junto às comunidades.

A vida em primeiro lugar!

Escute a matéria na íntegra: