MST e MAM repudiam atitude de vereador que votou contra lei do Patrimônio Hídrico em MG

Vereador Xereba (que é candidato novamente em 2020) ajudou a bloquear a votação do Projeto de Lei que que protege as montanhas de Visconde do Rio Branco (MG) da mineração

Vista panorâmica da cidade de Visconde do Rio Branco (MG), rodeada por montanhas ameaçadas pela mineração (foto: Souza Aparecido/Wikimedia commons)

Por MST e MAM

O Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) e o Movimento Pela Soberania Popular na Mineração (MAM) vêm por meio desta repudiar veementemente a atitude indecorosa e torpe do vereador Xereba nesta segunda-feira, 09/11, na Câmara Municipal de Visconde do Rio Branco (MG). Na ocasião, a casa tentava votar o Projeto de Lei que institui o patrimônio hídrico das regiões montanhosas da cidade, ameaçado por um projeto de mineração.

Durante a votação, o PL encontrou uma barreira promovida pelos vereadores Xereba, Marinho e Sérginho Braga, que se recusaram a votar. Não bastasse a estranha atitude de bloquear uma proposta tão fundamental para os cidadãos de Visconde, o vereador Xereba agrediu verbalmente os militantes dos movimentos sociais e algumas pessoas que acompanhavam a votação. Além disso, desacatou de forma machista a presidenta da casa, única mulher do parlamento.

O projeto da empresa Zona da Mata Mineração (ZMM) prevê explorar o minério magnetita em Piedade e Santa Maria, local onde nascem as águas que abastecem a cidade. Na região da Zona da Mata, as empresas de extração mineral já causaram graves problemas, como o rompimento de minerioduto, poluição, ameaça às famílias das comunidades rurais, entre outros, à exemplo da cidade de Teixeiras.

Diante dos graves crimes ambientais causados pelas empresas de mineração no Brasil, cabe à população e às organizações de Visconde do Rio Branco proteger seu território. Lembramos que o crime da Vale, que devastou o Rio Doce completou 5 anos na última semana e as famílias que perderam seus amigos, parentes e a própria história, ainda lutam pela justa reparação.

Conclamamos a população de Visconde do Rio Branco para somar forças, garantir que a Lei seja aprovada e a mineração fique longe das nossas águas, patrimônio vital para toda população do município. A votação foi remarcada para esta quarta-feira, 11/11, na Câmara de vereadores.