MST faz mutirão de plantio de 300 árvores nativas da Mata Atlântica em Pernambuco

Plantio das árvores foi realizado pelas campanhas de solidariedade do MST, em conjunto com movimentos sociais, organizações religiosas e em parceria com o governo de Pernambuco
Foto: Lu Rocha (SEMAS/PE)

Por Lays Furtado
Da Página do MST

Durante a manhã do último sábado (7), 300 novas árvores foram plantadas nas margens do Rio Várzea do Una, e no entorno de sua nascente dentro da área do assentamento Che Guevara, do MST, no município de Moreno (PE).

A iniciativa visa contribuir na recuperação de parte da mata ciliar e da vegetação ao redor da nascente. As mudas foram doadas pela Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Sustentabilidade de Pernambuco (Semas).

Todas as plantas são de espécies nativas da Mata Atlântica de Pernambuco, a exemplo do Angico, Jenipapo, Ipê Amarelo e Roxo. E foram produzidas no viveiro-escola do Parque Estadual de Dois Irmãos.

Foto: Quentin DelaRoche (Acervo MST/PE)

Dezenas de participantes também levaram suas mudas, entre elas: Amoreira, Flamboyant, Abacateiro, Pau-Brasil, entre outras. O plantio foi feito por meio de mutirão, reunindo colaboradoras(es) do movimento e assentadas(os).

Para Jaime Amorim, dirigente nacional do MST, para sobrevivermos nós temos duas saídas:

“Ou a gente mantém do jeito que está e nós vamos desaparecer da face da terra como ser humano, ou a gente intervém em nosso espaço para alterar e construir um modelo de desenvolvimento menos agressivo”.

Foto: Vinicius Rodrigues

A ação está inserida na campanha da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) “Plante árvores em homenagem aos que se foram”. E no Plano Nacional de plantio do MST “Plantar Árvores, Produzir Alimentos Saudáveis”, que visa o plantio de 100 milhões de árvores no Brasil durante os próximos 10 anos.

O Bispo Auxiliar Dom Limacêdo Antonio (Arquidiocese Recife e Olinda), a articulação desse plantio se configura em resistência: “porque a resistência está sendo confirmada não só nesse espaço geográfico, mas também histórico, de boa energia, de resgate da cidadania, do sentido da vida, da existência”.

A ação também faz parte do Plano de Reflorestamento do Governo do Estado de Pernambuco, com a organização das campanhas Mãos Solidárias e Periferia Viva, e apoio da Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Sustentabilidade de Pernambuco (SEMAS), UFPE, UFRPE, IFPE e Instituto Humanitas (Unicap).

Alexandre Ramos, assessor de projetos de conservação da biodiversidade da Secretaria de Meio Ambiente do Estado de Pernambuco (Semas), afirma:

“Esse evento consolida uma articulação entre o poder público estadual e a sociedade civil a partir do MST. Nesse processo de produção e disseminação, principalmente, dessa necessidade de plantio de árvores no estado de Pernambuco. A gente tem um déficit muito grande, tem um passivo muito grande de carbono e que precisa ser estimulado ações como essa.”

Foto: Lays Furtado (Acervo MST/PE)

Para Valdilene Maria da Silva, conhecida como Lene, assentada e coordenadora do assentamento Che Guevara:

“A importância desse projeto do reflorestamento do nosso assentamento é boa, pra nós que estamos aqui plantando. E que isso se estenda e leve como exemplo a outros assentamentos ou acampamentos, e para o povo mundo afora. Cada árvore que a gente planta é mais um amor que nasce dentro dos nossos assentamentos.”

Para o cuidado com a “Casa Comum”, mais ações como essa devem ser fomentadas nos assentamentos e acampamentos, favorecidas em parcerias com o setor público e civil.

“Do sertão até o litoral, há várias instituições que estão desenvolvendo ações e a gente quer justamente potencializar o que está sendo feito. Essa experiência daqui, por exemplo vai fazer com que a gente repasse para outras instituições, essa necessidade também de fazer reflorestamento nos assentamentos no estado do Pernambuco”, diz Alexandre, assessor do Semas.

Foto: Quentin DelaRoche (Acervo MST/PE)

Estiveram presentes representantes de movimentos sociais, entidades religiosas, políticas, sindicais e ligadas à preservação ambiental. Entre elas(es), o dirigente nacional Jaime Amorim (MST), bispo Dom Limacêdo Antonio (Arquidiocese Recife e Olinda), secretário José Antônio Bertotti (SEMAS), presidente Paulo Rocha (CUT/PE), Luiz Lorenzon (FUP), Rosa Amorim (UNE/Levante Popular), Senhorinha Alves (MTD), Elisa Maria (MMM), Sandreildo Santos (MCP), Plácido Junior (CPT), entre outras(os). Além de candidatas(os) às eleições locais que apoiam e se solidarizam com a causa.

*Editado por Ludmilla Balduino