MST em Alagoas lamenta falecimento da militante Sem Terra Silvana Soares

Em nota, o MST estende solidariedade aos familiares de Silvana e reafirma histórico de luta
Silvana era filha de assentado no Alto Sertão de Alagoas, na cidade de Inhapi. Foto: Divulgação MST

Da Página do MST

Militante do MST em Alagoas, Silvana Soares, faleceu na manhã deste sábado (14), em Maceió, após um período de internação por complicações de saúde.

Em nota, o MST no estado de Alagoas estende solidariedade aos familiares de Silvana e reafirma o histórico de luta e atuação da militante nos diversos espaços do Movimento no último período.

“De uma família envolvida na luta pela terra no Sertão de Alagoas, Silvana desde muito jovem contribuiu na organização e fortalecimento do MST. Na construção dos Coletivos de Juventude, na coordenação de diversos processos de formação e, mais recentemente, no acompanhamento do Setor de Saúde e Gênero do Movimento”, destaca trecho da nota.

Confira a nota na íntegra:

NOTA DE PESAR

“Pensei mil palavras quando soube da sua partida.
Aqui ficaram suas memórias, sua linda história de vida.
A poesia perde mais um trecho, um dos mais bonitos,
que deixava tudo mais colorido.
Sua fala não ouviremos, mas o teu amor
fica dentro dos nossos corações pra
lembrar suas canções, onde tu nunca irá partir.”
Vitória Melo, Coletivo de Juventude do MST em Alagoas

É com tristeza e coração apertado que comunicamos e lamentamos o falecimento da militante do MST em Alagoas, Silvana Soares. Por complicações de saúde e após uma semana de internação no Hospital Geral do Estado, Silvana faleceu na manhã de hoje (14) em Maceió.

Silvana e sua alegria contagiante, era filha de assentado no Alto Sertão de Alagoas, na cidade de Inhapi, onde contribuiu na coordenação da Brigada Milton Santos e no assentamento Frei Damião. Cursava Agroecologia na Universidade Federal de Alagoas (UFAL), integrando a primeira turma do Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (Pronera) da Universidade.

A criatividade sempre foi sua principal marca. Nas canções e na poesia, Silvana deixa para nós a firmeza na mística revolucionária para encararmos tempos tão difíceis. Que seus cordéis, paródias e poemas atravessem gerações da militância Sem Terra na certeza de que estas também são importantes armas para a nossa luta cotidiana.

De uma família envolvida na luta pela terra no Sertão de Alagoas, Silvana desde muito jovem contribuiu na organização e fortalecimento do MST. Contribuindo na construção dos Coletivos de Juventude, na coordenação de diversos processos de formação e, mais recentemente, no acompanhamento do Setor de Saúde e Gênero do Movimento.

Foi ainda educanda do Instituto de Educação Josué de Castro, no Rio Grande do Sul, onde formou-se em Técnica em Cooperativismo no ano de 2012.

Estendemos toda a solidariedade aos familiares de Silvana nesse momento.

Uma grande perda para o MST em Alagoas. Mas que viva em nós a alegria, inspiração e mística que irradiava em Silvana. Que permaneça em nós seu sorriso e sua luta.

Silvana: presente!

Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra – MST em Alagoas