MST lamenta falecimento do professor e companheiro Rafael Navas

O professor Rafael Navas coordenava o curso de Agroecologia pelo Programa Nacional de Educação e Reforma Agrária (PRONERA) da Universidade Federal de Alagoas (UFAL)

Por Setor de Comunicação do MST em Alagoas
Da Página do MST

Faleceu na manhã de hoje (13) o professor Rafael Navas, do curso de Agroecologia da Universidade Federal de Alagoas (UFAL), após período de internação no Hospital Universitário, por complicações de saúde.

Rafael coordenava o Curso de Agroecologia pelo Programa Nacional de Educação e Reforma Agrária (PRONERA) na UFAL, sendo o curso pioneiro pelo PRONERA na universidade.

Em nota, o MST lamenta o falecimento do professor e defensor da agroecologia, bem como estende solidariedade aos familiares e amigos.

“Todos os seus passos dentro e fora da universidade estão vinculados à luta dos camponeses e camponesas, indígenas, quilombolas e comunidades ribeirinhas. Sempre pautado pela bandeira da soberania alimentar e da construção de uma nova relação com os bens naturais, Rafael Navas tornou-se uma referência no debate, na pesquisa, na extensão e na prática cotidiana agroecológica”, destaca trecho da nota.

Leia na íntegra:


NOTA DE PESAR

É com imensa de tristeza que o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) em Alagoas recebe na manhã de hoje (13) a notícia do falecimento do companheiro Rafael Navas, que nos deixou fisicamente após internação no Hospital Universitário, em Maceió, por complicações de saúde.

Rafael Navas, jovem professor da Universidade Federal de Alagoas (UFAL), do Curso de Agroecologia do Centro de Ciências Agrárias (CECA), construiu sua trajetória em Alagoas vinculado à luta pela agroecologia e na defesa da universidade pública, gratuita e socialmente referenciada.

Junto aos movimentos sociais de luta pela terra e da Reforma Agrária, coordenou o primeiro curso de Agroecologia pelo Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (PRONERA), pioneiro na história da UFAL, com uma turma composta por educandos e educandas de comunidades quilombolas, da agricultura familiar e assentamentos da Reforma Agrária.

Todos os seus passos dentro e fora da universidade, estão vinculados à luta dos camponeses e camponesas, indígenas, quilombolas e comunidades ribeirinhas. Sempre pautado pela bandeira da soberania alimentar e da construção de uma nova relação com os bens naturais, Rafael Navas tornou-se uma referência no debate, na pesquisa, na extensão e na prática cotidiana agroecológica.

Lamentamos profundamente sua precoce partida física e estendemos nossa solidariedade aos familiares e demais amigos.

Que seus sonhos permaneçam em nós e sigam conquistando mais corações e mentes para a transformação social que queremos construir.

Rafael Navas: presente!

Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra

Alagoas, 13 de dezembro de 2020