Nota em memória ao companheiro e professor Hermenegildo Bastos

Nota em memória do professor da UnB Hermenegildo José de Menezes Bastos, falecido neste domingo (20), aos 76 anos
Professor Hermenegildo (de bege, ao fundo), durante encontro do grupo Literatura e Modernidade Periférica (UnB), em curso do MST/DFE, realizado no Centro Gabriela Monteiro em 2006 (foto: MST)

Por Coletivo Nacional de Cultura do MST
Da Página do MST

O Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra, em momento de profunda tristeza se solidariza aos familiares e amigos pela partida do professor, poeta e crítico literário Hermenegildo Bastos. Seremos eternamente gratos pela forte contribuição de nosso mestre à luta pela democracia no Brasil, contribuindo para a formação de centenas de professores de literatura que hoje atuam em escolas do campo e da cidade, em universidades federais e institutos.

Autor de grande quantidade de livros de poesia e de crítica literária, Hermenegildo Bastos formou e coordenou o grupo de pesquisa Literatura e Modernidade Periférica, na Universidade de Brasília. Por meio do qual estabeleceu relações com tantos outros grupos de pesquisa do Brasil, do México e da Argentina, empenhados no debate sobre os impasses dos projetos de formação nacional de nossos países; atentos para as expressões estéticas de crítica em obras literárias de diversos gêneros.

O professor Hermenegildo Bastos atuou em cursos de formação de militantes na Escola Nacional Florestan Fernandes, em cursos no Centro de Formação Gabriela Monteiro do MST do Distrito Federal e Entorno, e cursos de especialização em Linguagens artísticas que a ENFF realizou em parceria com a UnB. Colaborou para a organização da área de Linguagens da Licenciatura em Educação do Campo da UnB.

Contra o latifúndio do saber, o mestre Hermenegildo lutou tenazmente, democratizando seus conhecimentos inesquecíveis sobre a literatura, sua história, seus conceitos, e, sobretudo, sobre o papel decisivo da estética para a formação de nossos sentidos.

Dezenas de professores e professoras militantes de literatura e artes foram formados ou orientados por Hermenegildo. E carregarão seu legado crítico para as escolas do campo, para os centros de formação, e para todos os espaços em que a literatura se fizer importante como parte decisiva do processo de formação emancipatória de nossa humanidade.