Nota do MST em solidariedade à deputada Renata Souza

Nota do MST em solidariedade à deputada Renata Souza, presidente da Comissão de Direitos Humanos da Alerj, que vem sofrendo ameaças de morte
A deputada Renata Souza (foto: Rafael Wallace/Alerj)

O Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra vem a público se solidarizar com a companheira e Deputada, Renata Souza, que vem sofrendo ameaças de morte nas redes sociais.

Consideramos inaceitável que esse tipo de intimidação e ameaça continue acontecendo principalmente a mulheres e negras que se dispõe a construir a política nos espaços institucionais. É a própria democracia que está sendo ameaçada. E é preciso que tais práticas sejam investigadas e abolidas do nosso cenário político. Não podemos tolerar que os discursos de ódio permaneçam silenciando aqueles que querem construir uma sociedade mais justa e fraterna!

A política não pode ser escrita por grupos que se utilizam da esfera parlamentar para manter sua dominação territorial, buscando eliminar seus oponentes. Não podemos mais tolerar que grupos de milicianos sejam vistos como heróis, quando na verdade estamos diante do avanço desse setor na esfera estatal, destruindo as instituições democráticas de nosso país.

É preciso que os órgãos de segurança sejam responsáveis e apurem com rapidez e veemência essa tentativa de calar aquelas que ousam lutar contra uma estrutura que sedimentou ao longo do processo histórico uma branquitude masculina.

Não aceitaremos mais nenhuma tentativa de nos calar, não toleraremos mais nenhum ataque à democracia e aos defensores e defensoras dos direitos humanos em nosso país.

Todo nosso apoio à Deputada Renata Souza, hoje e sempre!

21 de dezembro de 2020.
MST Rio de Janeiro